ATRAVESSADOS PELO BIOPODER: UMA ANALÍTICA BIOPOLÍTICA SOBRE A RELIGIÃO E A PSICANÁLISE NAS CARTAS TROCADAS ENTRE FREUD E PFISTER

Autores

  • Laelson Matos Ribeiro Júnior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Edvania Gomes da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Saber-poder, Psicanálise, Religião, Foucault

Resumo

Objetivamos analisar, com base em alguns trabalhos de Michel Foucault, a psicanálise e a religião pensadas enquanto formas de poder-saber: formas de poder que se fazem agir sobre o sujeito e sua subjetividade, operando em seu modo de viver, justamente, a partir de um saber que se possui; discutiremos, também, os vínculos que estas formas de poder-saber mentêm com um biopoder, como trabalhado por Foucault. Partindo dessa perspectiva, iremos dissertar sobre como esses discursos, atuando enquanto poder-saber, se materializam nas correspondências trocadas entres os anos de 1909 e 1939, entre Sigmund Freud e Oskar Pfister. Para tanto, procuramos estabelecer inter-relações entre os discursos materializados nas cartas, afim de encontrar indícios da emergência dessa relação estabelecida entre saber e poder; além de delinear quais suas relações com o biopoder. As análises mostraram que os discursos exercem, a partir de um saber, um dado poder sobre o sujeito, tanto em relação à psicanálise, como na religião; operando, assim, sobre a sua forma de viver, seja enquanto corpo ou enquanto parte de uma população; estabelece-se qual é, efetivamente, o melhor modo de se viver.

Biografia do Autor

Laelson Matos Ribeiro Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Estudante de Graduação do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atualmente é bolsista de Iniciação científica do CNPq, atuando como pesquisador no projeto "memória e sentido nas inte-relações entre religião e ciência".

Edvania Gomes da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2010), Doutorado em Linguística (2006) e Mestrado em Lingüística (2004) pela mesma instituição e Graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Durante a Graduação, foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq. Atualmente, é Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); docente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (CAPES / UESB) e docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (CAPES / UESB). Atua na área de Linguística, área de concentração em Análise de Discurso, com ênfase nos seguintes temas: discurso religioso; polêmica discursiva e interdiscurso; aforização. 

Downloads

Publicado

2018-08-27

Como Citar

Ribeiro Júnior, L. M., & Silva, E. G. da. (2018). ATRAVESSADOS PELO BIOPODER: UMA ANALÍTICA BIOPOLÍTICA SOBRE A RELIGIÃO E A PSICANÁLISE NAS CARTAS TROCADAS ENTRE FREUD E PFISTER. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 5(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/5071