ATRAVESSADOS PELO BIOPODER: UMA ANALÍTICA BIOPOLÍTICA SOBRE A RELIGIÃO E A PSICANÁLISE NAS CARTAS TROCADAS ENTRE FREUD E PFISTER

Autores/as

  • Laelson Matos Ribeiro Júnior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Edvania Gomes da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palabras clave:

Saber-poder, Psicanálise, Religião, Foucault

Resumen

Objetivamos analisar, com base em alguns trabalhos de Michel Foucault, a psicanálise e a religião pensadas enquanto formas de poder-saber: formas de poder que se fazem agir sobre o sujeito e sua subjetividade, operando em seu modo de viver, justamente, a partir de um saber que se possui; discutiremos, também, os vínculos que estas formas de poder-saber mentêm com um biopoder, como trabalhado por Foucault. Partindo dessa perspectiva, iremos dissertar sobre como esses discursos, atuando enquanto poder-saber, se materializam nas correspondências trocadas entres os anos de 1909 e 1939, entre Sigmund Freud e Oskar Pfister. Para tanto, procuramos estabelecer inter-relações entre os discursos materializados nas cartas, afim de encontrar indícios da emergência dessa relação estabelecida entre saber e poder; além de delinear quais suas relações com o biopoder. As análises mostraram que os discursos exercem, a partir de um saber, um dado poder sobre o sujeito, tanto em relação à psicanálise, como na religião; operando, assim, sobre a sua forma de viver, seja enquanto corpo ou enquanto parte de uma população; estabelece-se qual é, efetivamente, o melhor modo de se viver.

Biografía del autor/a

Laelson Matos Ribeiro Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Estudante de Graduação do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atualmente é bolsista de Iniciação científica do CNPq, atuando como pesquisador no projeto "memória e sentido nas inte-relações entre religião e ciência".

Edvania Gomes da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2010), Doutorado em Linguística (2006) e Mestrado em Lingüística (2004) pela mesma instituição e Graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Durante a Graduação, foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq. Atualmente, é Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); docente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (CAPES / UESB) e docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (CAPES / UESB). Atua na área de Linguística, área de concentração em Análise de Discurso, com ênfase nos seguintes temas: discurso religioso; polêmica discursiva e interdiscurso; aforização. 

Publicado

2018-08-27

Cómo citar

Ribeiro Júnior, L. M., & Silva, E. G. da. (2018). ATRAVESSADOS PELO BIOPODER: UMA ANALÍTICA BIOPOLÍTICA SOBRE A RELIGIÃO E A PSICANÁLISE NAS CARTAS TROCADAS ENTRE FREUD E PFISTER. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 5(1). Recuperado a partir de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/5071