TRABALHO COLABORATIVO PARA A APRENDIZAGEM/EDUCAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
educação inclusiva, interdisciplinaridade, subjetividade, prática colaborativa, relato de experiência.Resumo
O presente artigo consiste em uma discussão acerca do trabalho cooperativo para a aprendizagem/educação dos estudantes com deficiência. Apresenta uma interlocução com duas dissertações e um relato de experiência de duas profissionais (consultora de educação especial/inclusiva da Coordenadoria de Educação Especial (CEE/SME) e orientadora educacional na Escola Municipal Vilmar Bastos Furtado), versada a partir da temática do ensino interdisciplinar. Deste modo, parte dos conceitos emanados pela disciplina de Seminário Avançado de Pesquisa Interdisciplinar III: atividades acadêmicas do Doutorado em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio, procurando, através da interdisciplinaridade, os fundamentos para promover discussões sobre a temática da prática inclusiva educacional colaborativa a favor das subjetividades docentes. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa qualitativa com base bibliográfica, apresentando o revigoramento dessa temática, numa perspectiva interdisciplinar no fomento de subjetividades vivazes. Para analisá-la no campo dos processos curriculares, além das reflexões da disciplina, os estudos tiveram como base a AADID (2006, 2010), Avila (2015), Ferreira (2018), Vygotsky (2005, 2007), entre outros autores. Como seções foram organizadas, além da introdução sobre o tema, as seções intituladas: 1. Conceitos sobre o trabalho colaborativo: ensino colaborativo e consultoria colaborativa. 2. A prática colaborativa inclusiva a favor de subjetividades: um relato de experiência e as considerações finais. É fundamental que os sistemas de ensino público/privado revejam ações de características burocráticas/bancárias e busquem implementar diálogos efetivos com todos os profissionais que atuam na comunidade escolar, sistematizando assim ações de cunho colaborativo direcionadas aos estudantes com deficiência. A responsabilidade pelo processo de ensino e aprendizagem deste público é de todos que convivem com eles.
Palavras-chave: educação inclusiva. Interdisciplinaridade. Subjetividade. Prática colaborativa. Relato de experiência.