TRABALHO COLABORATIVO PARA A APRENDIZAGEM/EDUCAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

educação inclusiva, interdisciplinaridade, subjetividade, prática colaborativa, relato de experiência.

Resumo

O presente artigo consiste em uma discussão acerca do trabalho cooperativo para a aprendizagem/educação dos estudantes com deficiência. Apresenta uma interlocução com duas dissertações e um relato de experiência de duas profissionais (consultora de educação especial/inclusiva da Coordenadoria de Educação Especial (CEE/SME) e orientadora educacional na Escola Municipal Vilmar Bastos Furtado), versada a partir da temática do ensino interdisciplinar. Deste modo, parte dos conceitos emanados pela disciplina de Seminário Avançado de Pesquisa Interdisciplinar III: atividades acadêmicas do Doutorado em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio, procurando, através da interdisciplinaridade, os fundamentos para promover discussões sobre a temática da prática inclusiva educacional colaborativa a favor das subjetividades docentes. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa qualitativa com base bibliográfica, apresentando o revigoramento dessa temática, numa perspectiva interdisciplinar no fomento de subjetividades vivazes. Para analisá-la no campo dos processos curriculares, além das reflexões da disciplina, os estudos tiveram como base a AADID (2006, 2010), Avila (2015), Ferreira (2018), Vygotsky (2005, 2007), entre outros autores.  Como seções foram organizadas, além da introdução sobre o tema, as seções intituladas: 1. Conceitos sobre o trabalho colaborativo: ensino colaborativo e consultoria colaborativa. 2. A prática colaborativa inclusiva a favor de subjetividades: um relato de experiência e as considerações finais. É fundamental que os sistemas de ensino público/privado revejam ações de características burocráticas/bancárias e busquem implementar diálogos efetivos com todos os profissionais que atuam na comunidade escolar, sistematizando assim ações de cunho colaborativo direcionadas aos estudantes com deficiência. A responsabilidade pelo processo de ensino e aprendizagem deste público é de todos que convivem com eles.

 

Palavras-chave: educação inclusiva. Interdisciplinaridade. Subjetividade. Prática colaborativa. Relato de experiência.

Biografia do Autor

Márcia Vales Ferreira, Universidade do Grande Rio

Doutoranda e Mestre pelo Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO).

Leila Lopes Avila, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO).

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO).

Haydéa Maria Mariano de Sant'Anna Reis, Universidade do Grandse Rio (UNIGRANRIO).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) e Ensino das Ciências (PPGEC) – UNIGRANRIO AFYA.

Anna Paula Soares Lemos, Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA/UNIGRANRIO). Doutora e Mestre em Literatura Comparada pela UFRJ. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. É líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Imagens, Memórias, Narrativas e Oralidades (IMAGEMNO).

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Publicado

2022-10-10

Como Citar

Ferreira, M. V., Avila, L. L., Reis, H. M. M. de S., & Lemos, A. P. S. (2022). TRABALHO COLABORATIVO PARA A APRENDIZAGEM/EDUCAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 9(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/7584