Na prática a teoria é outra? Uma análise a respeito das diferenças entre o comportamento e o discurso nas corporações

Autores

  • Michelle Muniz Bronstein UNIGRANRIO
  • Josir Simeone Gomes PPGA/Unigranrio

Palavras-chave:

Ética – Governança – Práticas

Resumo

Este trabalho buscacompreender o modo como a lógica de mercado exerce influência sobre o comportamento dos executivos no ambiente corporativo. São centrais os conceitos de governança corporativa,Teoria da Agência e estudos sobre a ética nos negócios. Neste ensaio teóricoprocura-se identificar,pela análise de conteúdo em dados secundários o padrão ético seguido por empresáriosem suas práticas em relação aodiscurso ético anunciadonas empresas em que atuam. Ao que parece, a ética praticada pelos grupos sociais se sujeita ao modo como estes grupos, em dada época, e em dada posição, pactua crenças, valores, ideologias, utopias e aspectos morais.

Biografia do Autor

Michelle Muniz Bronstein, UNIGRANRIO

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/Mestrado e Doutorado em Administração - UNIGRANRIO - LAPA

Josir Simeone Gomes, PPGA/Unigranrio

Possui graduação em Contabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (1973), graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Possui Pós-Doutorado na Universidad Carlos III de Madrid, na Espanha e curso de especialização na Harvard Business School.Atualmente é professor Adjunto no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Unigranrio. Tem experiência na área de Administração e Contabilidade,, atuando principalmente nos seguintes temas: controle gerencial, controle de gestao, orcamento publico, contabilidade gerencial, globalizacao e metodologia do ensino superior. Vice-Presidente de Pesquisa e Estudos Técnicos do CRCRJ 

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Bronstein, M. M., & Gomes, J. S. (2014). Na prática a teoria é outra? Uma análise a respeito das diferenças entre o comportamento e o discurso nas corporações. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 1(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/2581

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas