O clima escolar e suas implicações para o trabalho docente em Educação Física na educação básica

Autores

  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Marilia de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta
  • Moane Marchesan Krug Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Cassiano Telles Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Educação Física, Trabalho Docente, Clima Escolar.

Resumo

O estudo objetivou analisar o clima escolar e suas implicações no trabalho docenteem Educação Física(EF), nas percepções de professores de EF da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino, de uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento para a coleta de informações foi um questionário, tendo a interpretação das respostas por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte professores de EF da EB da referida rede e cidade. Os resultados apontaram para um clima escolar fechado, em todas as dimensões do clima escolar, nas percepções da maioria dos professores de EF da EB estudados, o que indica uma falta de controle destes docentes sobre suas ações e seu trabalho, detonando uma insatisfação e desmotivação com o ambiente escolar, acarretando um ensino deficiente e/ou insuficiente para uma educação de qualidade.

Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física (UFPel); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Ex-Professor do Curso de Mestrado em Educação e Ex-Professor do Curso de Mestrado em Educação Física, ambos da UFSM.

Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Licenciada em Educação Física (UFPEL); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Professora do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Moane Marchesan Krug, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Fisioterapeuta (UNICRUZ); Licenciada em Educação Física (UNICRUZ); Mestre em Educação Física (UFPEL); Doutora em Educação Física (UFSC); Professora do Curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Cassiano Telles, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física (UNIFEBE); Mestre em Educação Física (UFSM); Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2020-03-03

Como Citar

Krug, H. N., Krug, M. de R., Krug, R. de R., Krug, M. M., & Telles, C. (2020). O clima escolar e suas implicações para o trabalho docente em Educação Física na educação básica. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 6(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/5776