O clima escolar e suas implicações para o trabalho docente em Educação Física na educação básica
Palavras-chave:
Educação Física, Trabalho Docente, Clima Escolar.Resumo
O estudo objetivou analisar o clima escolar e suas implicações no trabalho docenteem Educação Física(EF), nas percepções de professores de EF da Educação Básica (EB), da rede pública de ensino, de uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento para a coleta de informações foi um questionário, tendo a interpretação das respostas por meio da análise de conteúdo. Participaram vinte professores de EF da EB da referida rede e cidade. Os resultados apontaram para um clima escolar fechado, em todas as dimensões do clima escolar, nas percepções da maioria dos professores de EF da EB estudados, o que indica uma falta de controle destes docentes sobre suas ações e seu trabalho, detonando uma insatisfação e desmotivação com o ambiente escolar, acarretando um ensino deficiente e/ou insuficiente para uma educação de qualidade.