Ser professor de Educação Física na escola: a passagem de aluno a professor no início da docência

Autores

Palavras-chave:

Palavras-chave, Educação Física. Início da Docência. Ser Professor.

Resumo

Este estudo objetivou analisar como acontece a passagem de aluno à professor no início da docência nas percepções de professores de Educação Física (EF) iniciantes na Educação Básica (EB), da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil). A metodologia empregada caracterizou-se por ser uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi uma entrevista semiestruturada. A interpretação das informações foi por meio da análise de conteúdo. Participaram cinco professores de EF iniciantes na EB das referidas rede de ensino e cidade. Concluímos que foi possível identificar seis momentos de passagem de aluno à professor e também seis transformações ocasionadas pelos momentos de passagem de aluno à professor nas percepções dos professores estudados.

Palavras-chave: Educação Física. Início da Docência. Ser Professor.

Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física (UFPel); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Ex-Professor do Curso de Mestrado em Educação e Ex-Professor do Curso de Mestrado em Educação Física, ambos da UFSM.

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Mestre em CIências do Movimento Humano (UDESC); Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor do Curso de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ); Professor Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Downloads

Publicado

2023-01-25

Como Citar

Krug, H. N., & Krug, R. de R. (2023). Ser professor de Educação Física na escola: a passagem de aluno a professor no início da docência. Almanaque Multidisciplinar De Pesquisa, 9(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/amp/article/view/7407

Edição

Seção

Ciências Humanas