Ser professor de Educação Física na escola: a passagem de aluno a professor no início da docência
Palavras-chave:
Palavras-chave, Educação Física. Início da Docência. Ser Professor.Resumo
Este estudo objetivou analisar como acontece a passagem de aluno à professor no início da docência nas percepções de professores de Educação Física (EF) iniciantes na Educação Básica (EB), da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil). A metodologia empregada caracterizou-se por ser uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi uma entrevista semiestruturada. A interpretação das informações foi por meio da análise de conteúdo. Participaram cinco professores de EF iniciantes na EB das referidas rede de ensino e cidade. Concluímos que foi possível identificar seis momentos de passagem de aluno à professor e também seis transformações ocasionadas pelos momentos de passagem de aluno à professor nas percepções dos professores estudados.
Palavras-chave: Educação Física. Início da Docência. Ser Professor.