PESQUISA COLABORATIVA E REDES SOCIAIS NA ESCOLA BÁSICA: DESAFIOS E POTENCIAIS DOS BLOGS

Autores

  • Rosemary Santos UERJ

Resumo

Este trabalho procurou investigar os usos dos softwares sociais, especificamente os blogs, como tecnologias de autoria e comunicação para promover a pesquisa colaborativa, bem como para contribuir para a autoria de professores e alunos na escola básica. O trabalho foi resultado dos estudos realizados no curso de pós-graduação na UERJ no Curso de especialização em Educação com aplicação da Informática (EDAI) coordenado pela professora Edméa Santos. Os blogs, que nasceram como simples espaços de registro, ou diários pessoais na web, passaram por várias ressignificações e atualizações, sendo utilizados mais recentemente por professores e alunos em projetos didáticos. Para isso apresentamos inicialmente alguns conceitos sobre pesquisa colaborativa, softwares e redes sociais sob a ótica de teorias que apontam para as possibilidades de sua utilização pedagógica de conversação e aprendizagem colaborativa na cibercultura. Utilizamos para este estudo a pesquisa formação (Nóvoa, Macedo, Santos), pois nela o pesquisador é ao mesmo tempo sujeito e objeto da pesquisa. Como dispositivos de pesquisa: observação participante (Macedo) e as análises das interfaces online (Santos) em que foi possível identificar os diferentes usos dos blogs. Como achados desta pesquisa temos as novas tecnologias como possibilidades de uso pedagógico favorecendo a aprendizagem norteada por princípios construtivistas e interdisciplinares, contribuindo para a cocriação, a colaboração e a interatividade.

Biografia do Autor

Rosemary Santos, UERJ

Professora da Rede Municipal de Educação Duque de Caxias. Formada em Letras(FEUDUC) e Pedagogia(UERJ), Pós Graduada em Docência do Ensino Superior(UCAM) e Informática Aplicada à Educação(UERJ), Mestranda em Educação na Linha Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais, na pesquisa: Docência na cibercultura: laboratórios de informática, computadores móveis e educação online (UERJ). Coordenadora do Programa Escola Conectada do Instituto Ayrton Senna em parceria com HP e Microsoft. Premiada em Concurso Nacional pelo MEC com o trabalho: Por Uma Ação Libertadora como Professora da Classe de Alfabetização. Atualmente atua como coordenadora do Projeto de Inclusão Digital e Projetos Pedagógicos nas escolas públicas em parceria com a USP (Escola do Futuro de São Paulo) e Instituto Oi Futuro.

Downloads

Publicado

2011-02-10

Como Citar

Santos, R. (2011). PESQUISA COLABORATIVA E REDES SOCIAIS NA ESCOLA BÁSICA: DESAFIOS E POTENCIAIS DOS BLOGS. Revista Magistro, 2(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/1181

Edição

Seção

Artigos