PESQUISA COLABORATIVA E REDES SOCIAIS NA ESCOLA BÁSICA: DESAFIOS E POTENCIAIS DOS BLOGS
Resumo
Este trabalho procurou investigar os usos dos softwares sociais, especificamente os blogs, como tecnologias de autoria e comunicação para promover a pesquisa colaborativa, bem como para contribuir para a autoria de professores e alunos na escola básica. O trabalho foi resultado dos estudos realizados no curso de pós-graduação na UERJ no Curso de especialização em Educação com aplicação da Informática (EDAI) coordenado pela professora Edméa Santos. Os blogs, que nasceram como simples espaços de registro, ou diários pessoais na web, passaram por várias ressignificações e atualizações, sendo utilizados mais recentemente por professores e alunos em projetos didáticos. Para isso apresentamos inicialmente alguns conceitos sobre pesquisa colaborativa, softwares e redes sociais sob a ótica de teorias que apontam para as possibilidades de sua utilização pedagógica de conversação e aprendizagem colaborativa na cibercultura. Utilizamos para este estudo a pesquisa formação (Nóvoa, Macedo, Santos), pois nela o pesquisador é ao mesmo tempo sujeito e objeto da pesquisa. Como dispositivos de pesquisa: observação participante (Macedo) e as análises das interfaces online (Santos) em que foi possível identificar os diferentes usos dos blogs. Como achados desta pesquisa temos as novas tecnologias como possibilidades de uso pedagógico favorecendo a aprendizagem norteada por princípios construtivistas e interdisciplinares, contribuindo para a cocriação, a colaboração e a interatividade.