A interdisciplinaridade entre a física e o atletismo como estratégia para o ensino-aprendizagem num pré-vestibular comunitário

Autores

  • Rosana Bulos Santiago Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Cleovan Jose Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
  • André Barbosa Nascimento UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
  • Valquiria Bulhosa

Resumo

Este trabalho teve como objetivo dar suporte teórico-metodológico a um professor de um Pré-Vestibular Comunitário (PVC) de Campo Grande, no Rio de Janeiro.  Desenvolveu-se uma metodologia de ensino objetivando que os alunos construíssem seus aprendizados sobre os conteúdos de mecânica newtoniana através da interdisciplinaridade Física dos Esportes. Em particular, neste artigo apresentaremos o trabalho elaborado e realizado sobre a física do Salto em Distancia. Do ponto de vista físico, esta modalidade esportiva pode ser interpretada como um lançamento oblíquo.  A discussão sobre este tema foi estimulada com base na ampla divulgação feita pela mídia dos bons resultados obtidos por atletas brasileiros em competições internacionais.  A didática aplicada conciliou aulas teóricas e práticas para efetiva aquisição de conhecimento por parte dos estudantes, e também, para o desenvolvimento das habilidades e competências desejadas na área de ensino de ciências. 

Biografia do Autor

Rosana Bulos Santiago, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Física pela UFRJ,

Mestrado e Doutorado em Ciência Física no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, RJ.

Pós doutorado no Instituto de Física UFRJ.

Professora Associada do Instituto de Física da UERJ.

Área de pesquisa atual: Ensino de Física e ensino de Ciências

 

Cleovan Jose Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Licenciando em Física na UERJ.

André Barbosa Nascimento, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Licenciando em Física na UERJ.

Valquiria Bulhosa

LicenciandA em Física na UERJ.

Downloads

Publicado

2013-11-19

Como Citar

Santiago, R. B., Silva, C. J., Nascimento, A. B., & Bulhosa, V. (2013). A interdisciplinaridade entre a física e o atletismo como estratégia para o ensino-aprendizagem num pré-vestibular comunitário. Revista Magistro, 2(8). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/2129

Edição

Seção

Artigos