A interdisciplinaridade entre a física e o atletismo como estratégia para o ensino-aprendizagem num pré-vestibular comunitário
Resumo
Este trabalho teve como objetivo dar suporte teórico-metodológico a um professor de um Pré-Vestibular Comunitário (PVC) de Campo Grande, no Rio de Janeiro. Desenvolveu-se uma metodologia de ensino objetivando que os alunos construíssem seus aprendizados sobre os conteúdos de mecânica newtoniana através da interdisciplinaridade Física dos Esportes. Em particular, neste artigo apresentaremos o trabalho elaborado e realizado sobre a física do Salto em Distancia. Do ponto de vista físico, esta modalidade esportiva pode ser interpretada como um lançamento oblíquo. A discussão sobre este tema foi estimulada com base na ampla divulgação feita pela mídia dos bons resultados obtidos por atletas brasileiros em competições internacionais. A didática aplicada conciliou aulas teóricas e práticas para efetiva aquisição de conhecimento por parte dos estudantes, e também, para o desenvolvimento das habilidades e competências desejadas na área de ensino de ciências.