Ensino de Ciências no Brasil: desafios contemporâneos no ensino da Física a partir de uma proposta interdisciplinar

Autores

  • Luiz Eduardo Silva Souza UNIGRANRIO
  • Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima UNIGRANRIO
  • Willis Sudário de Lima Neto UCB

Resumo

Este trabalho é parte da Dissertação de Mestrado intitulada: O Ensino Interdisciplinar entre Física e Matemática: uma nova estratégia para minimizar o problema da falta dos conhecimentos Matemáticos no desenvolvimento do estudo da Física e tem como preocupação mostrar alguns pontos importantes da discussão de que atualmente, muito se têm discutido sobre o ensino de Física no Brasil, a realidade do ensino, os seus problemas e possíveis soluções a partir do pensamento e da ação interdisciplinar.

 

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Silva Souza, UNIGRANRIO

Possui graduação em Bacharel em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor da Universidade do Grande Rio onde trabalha no Programa de Pós Graduação no Ensino de Ciências, professor da Uneabeu e professor da Rede Estadual de Ensino. Atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, física, aprendizagem, matemática e lúdico

Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima, UNIGRANRIO

Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2006), tendo nos anos de 2003 e 2004 feito seu Doutorado Sanduíche no Instituto de Urbanismo de Paris, Universidade de Paris XII. É Bacharel e Licenciada em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A - UNIGRANRIO/FUNADESP. Membro da Diretoria da ANINTER-SH. Atualmente é Professora e Pesquisadora da Escola de Ciências, Educação, Letras, Artes e Humanidades da UNIGRANRIO, onde coordenou em 2009 o Curso de História e foi Professora do Programa de Mestrado Profissional de Ensino de Ciências na Educação Básica de 2007 ao primeiro semestre de 2010, desenvolvendo pesquisas nas áreas de Ensino de Ciências, Educação e Cidadania e Filosofia das Ciências. Hoje na UNIGRANRIO atua como docente no Curso de Graduação em História e no Programa de Pós Graduação em Letras e Ciências Humanas, Curso que também Coordena. Tem experiência nas áreas de História e Sociologia Urbana, Sociologia da Educação, Cidade e Patrimônio e desenvolve no momento pesquisas nas áreas de Patrimônio, História e Literatura, séculos XX e XXI.

Willis Sudário de Lima Neto, UCB

Possui graduação em Matemática pela Universidade Castelo Branco (2005), especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Castelo Branco (2007) e Mestre em ensino de Ciências pela Universidade do Grande Rio(2012). Atualmente é professor auxiliar de ensino da Universidade Castelo Branco, professor do Instituto Tamandaré, Colégio Bahiense e Professor do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Downloads

Publicado

2013-12-03

Como Citar

Silva Souza, L. E., Pinheiro Lima, J. de C., & de Lima Neto, W. S. (2013). Ensino de Ciências no Brasil: desafios contemporâneos no ensino da Física a partir de uma proposta interdisciplinar. Revista Magistro, 2(8). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/2240

Edição

Seção

Artigos