A ESCOLA E O DOCENTE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: REFLEXÃO BASEADA NO FILME “A CORRENTE DO BEM"

Autores

  • Acácio Alves de Oliveira Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Leda Helena Galvão de O. Farias Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté
  • Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté
  • Viginia Mara Próspero da Cunha Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté

Resumo

RESUMO: A obra cinematográfica, sendo linguagem e comunicação visual, se faz ótimo recurso metodológico para a discussão e a reflexão de questões sociais ou pessoais, pois expressa aspectos da vida social, sentidos, crises e reflexões sobre o que ocorre em determinado espaço, em determinado contexto social. Considerando a importância da formação e da prática docente para a escola exercer sua função na sociedade contemporânea, o texto apresenta reflexões sobre o filme “A Corrente do Bem”, lançado no ano de 2001/USA, sob direção de Mimi Leder. Nele a diretora usa o espaço da sala de aula de uma escola – destacando o papel do educador quanto à metodologia, estratégias, comportamento dos alunos, frustrações, medos e expectativas docentes, violência entre os muros escolares – como recurso para reflexão sobre sociedade atual, evidenciando que a reflexão sobre a formação do professor, sua história de vida e o contexto em que atua são fundamentais para a alteração da postura e da prática necessárias para o avanço qualitativo da escola contemporânea.

 

Biografia do Autor

Acácio Alves de Oliveira, Universidade de Taubaté - UNITAU

Mestrado Profissional em Educação

Leda Helena Galvão de O. Farias, Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté

Mestranda no Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté

Maria Auxiliadora Ávila dos Santos Sá, Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Orientadora do Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté

Viginia Mara Próspero da Cunha, Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Orientadora do Mestrado Profissional em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté.

Downloads

Publicado

2016-07-18

Como Citar

Oliveira, A. A. de, Farias, L. H. G. de O., Sá, M. A. Ávila dos S., & Cunha, V. M. P. da. (2016). A ESCOLA E O DOCENTE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: REFLEXÃO BASEADA NO FILME “A CORRENTE DO BEM". Revista Magistro, 1(13). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/2848

Edição

Seção

Artigos