EDUCAÇÃO EM CRISE

Autores

  • Jurema Silvia de Souza Alves Universidade de Taubaté
  • Oriovaldo Rodrigues Universidade de Taubaté
  • Maria Auxiliadora Avila dos Santos Sá Universidade de Taubaté
  • Elisa Maria Andrade Brisola Universidade de Taubaté

Resumo

Este artigo faz uma breve discussão sobre a crise em que se engendra a educação, buscando situar a origem deste cenário no contexto histórico. Considerando-a como política pública, discorre-se brevemente sobre a origem dos pressupostos que orientam a política na contemporaneidade, contextualizando o sentido da modernidade e do neoliberalismo. O levantamento de informações foi feito por meio bibliográfico com vistas a estabelecer algumas relações entre o contexto social da modernidade, direcionado pelas ideais neoliberais e pelas políticas educacionais. A discussão supõe a ausência de uma política educacional pública desde a elaboração dos planos e diretrizes até a formação de professores, denotando a presença marcante dos ideais neoliberais através dos princípios da descentralização, da gestão participativa e da autonomia. No contexto desse cenário político aliado à era da globalização, a administração educacional passa por uma profunda transformação, suscitando a necessidade de uma mudança para além das reformas políticas educacionais.

Biografia do Autor

Jurema Silvia de Souza Alves, Universidade de Taubaté

Mestranda em Desenvolvimenyo Humano da Universidade de Taubaté

Oriovaldo Rodrigues, Universidade de Taubaté

Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté

Maria Auxiliadora Avila dos Santos Sá, Universidade de Taubaté

Doutora em exercício no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano na Universidade de Taubaté

Elisa Maria Andrade Brisola, Universidade de Taubaté

Doutora em exercício no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano na Universidade de Taubaté

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Publicado

2016-07-18

Como Citar

Alves, J. S. de S., Rodrigues, O., Sá, M. A. A. dos S., & Brisola, E. M. A. (2016). EDUCAÇÃO EM CRISE. Revista Magistro, 1(13). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/2898

Edição

Seção

Artigos