O PROFESSOR LEITOR E AS IMPLICAÇÕES DESTA PRÁTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR

Autores

  • Aline Casagrande Rosso Cardoso Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Aristides Jaime Yandelela Cambuta Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)
  • Marina Vieira Cardoso Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Resumo

Este estudo pretende discorrer sobre a leitura enquanto processo cognitivo a ser apreendido, especialmente pelo profissional mediador do conhecimento, o professor. Afirma-se que a leitura é um ato a ser incentivado e ensinado, uma vez que é importante que os alunos consigam compreender o sentido do código escrito, e, assim, alcançar o aprendizado com suficiência. Para tanto, para que se formem alunos fluentes em leitura, é necessário que antes o professor seja um bom leitor, domine o conhecimento sobre o processamento cognitivo da leitura – que envolve, entre outros elementos, a evocação de memórias (conhecimento prévio adquirido) - e saiba ensinar as devidas estratégias de compreensão textual. É relevante também valorizar o já mencionado conhecimento previamente sistematizado do aluno, como forma de estimulá-lo na leitura e inseri-lo neste processo interativo. Utilizam-se as teorias de Kleiman (2011; 2013a; 2013b), Kato (1999), Smith (2003), Leffa (1996), entre outros estudiosos do tema leitura, como forma de esclarecer melhor o assunto estudado. Os resultados desta pesquisa bibliográfica apontam que o papel da escola como formadora e o esforço do professor em se desvincular das amarras tradicionais, proporcionando uma leitura estratégica para o aluno, são fundamentais para que se tenham indivíduos pensantes e ativos em sala de aula. 

Biografia do Autor

Aline Casagrande Rosso Cardoso, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Graduada em Letras, Mestra em Educação. Pesquisadora nas áreas de Leitura, Biblioteca escolar, formação de professores em leitura, ensino de leitura.

Aristides Jaime Yandelela Cambuta, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Mestre em Educação – Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Bolsista do projeto “Ler & Educar: formação continuada de professores da rede pública de SC” (OBEDUC/CAPES).

Marina Vieira Cardoso, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Graduanda em Pedagogia – Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Bolsista do projeto “Ler & Educar: formação continuada de professores da rede pública de SC” (OBEDUC/CAPES).

Downloads

Publicado

2016-07-18

Como Citar

Rosso Cardoso, A. C., Cambuta, A. J. Y., & Cardoso, M. V. (2016). O PROFESSOR LEITOR E AS IMPLICAÇÕES DESTA PRÁTICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM ESCOLAR. Revista Magistro, 1(13). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/2977

Edição

Seção

Artigos