A PROJEÇÃO IMAGINÁRIA E A POSIÇÃO-SUJEITO “IDEAL” NO DISCURSO DO EXAME NACIONAL

Autores

  • Amilton Flavio Coleta Leal
  • Cristiane Pereira dos Santos
  • Ana Luiza Rodrigues Artiaga Motta UNEMAT

Resumo

Neste trabalho, focalizaremos nossas análises na discussão da posição sujeito-aluno, participante do ENEM, diante da formulação da proposta de redação e dos critérios avaliativos para a escrita do texto dissertativo. Refletiremos a posição-sujeito “ideal” no discurso do ENEM como aquele que atende aos critérios de uma escrita politizada, considerando as condições de produção para a escrita da redação. Para tanto, trabalharemos com o texto/discurso institucional do Exame Nacional, respaldados na Matriz de Referência da redação, como materialidade simbólica, que nos possibilita observar o funcionamento discursivo da política avaliativa do Exame Nacional do Ensino Médio para o país.

Biografia do Autor

Amilton Flavio Coleta Leal

Mestre em Linguística Pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Educação Básica/Rede Estadual de Ensino.

Cristiane Pereira dos Santos

Mestre em Linguística Pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Educação Básica/Rede Estadual de Ensino.

Ana Luiza Rodrigues Artiaga Motta, UNEMAT

Doutora em Linguística pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da mesma Universidade.

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Publicado

2016-07-18

Como Citar

Leal, A. F. C., Santos, C. P. dos, & Motta, A. L. R. A. (2016). A PROJEÇÃO IMAGINÁRIA E A POSIÇÃO-SUJEITO “IDEAL” NO DISCURSO DO EXAME NACIONAL. Revista Magistro, 1(13). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/2982

Edição

Seção

Artigos