A PROJEÇÃO IMAGINÁRIA E A POSIÇÃO-SUJEITO “IDEAL” NO DISCURSO DO EXAME NACIONAL
Resumo
Neste trabalho, focalizaremos nossas análises na discussão da posição sujeito-aluno, participante do ENEM, diante da formulação da proposta de redação e dos critérios avaliativos para a escrita do texto dissertativo. Refletiremos a posição-sujeito “ideal” no discurso do ENEM como aquele que atende aos critérios de uma escrita politizada, considerando as condições de produção para a escrita da redação. Para tanto, trabalharemos com o texto/discurso institucional do Exame Nacional, respaldados na Matriz de Referência da redação, como materialidade simbólica, que nos possibilita observar o funcionamento discursivo da política avaliativa do Exame Nacional do Ensino Médio para o país.Downloads
Publicado
2016-07-18
Como Citar
Leal, A. F. C., Santos, C. P. dos, & Motta, A. L. R. A. (2016). A PROJEÇÃO IMAGINÁRIA E A POSIÇÃO-SUJEITO “IDEAL” NO DISCURSO DO EXAME NACIONAL. Revista Magistro, 1(13). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/2982
Edição
Seção
Artigos