SÍNDROME DE WEST: CAMINHOS INCLUSIVOS À LUZ DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar nossa experiência como pesquisadora, contadora de história e professora de um aluno com Síndrome de West no ensino comum, desenvolvida na cidade de Crato-CE. Objetivamos trazer uma reflexão sobre as possibilidades de desenvolvimento de uma criança com esta síndrome no contexto escolar a partir do desenvolvimento de intervenções, que envolvem a contação de história. A pesquisa é fruto do convívio de um ano de trabalho com o sujeito, sobre o qual lançamos esse olhar investigativo. A abordagem metodológica tem base qualitativa, caracterizada como uma pesquisa do tipo interventiva, tendo como instrumento de construção de dados a observação e a entrevista. No desenvolvimento do artigo serão abordados temas envolvendo a Síndrome de West, conhecendo Filomeno no ambiente escolar, bem como a influência da contação de história para inclusão de alunos com Síndrome de West. Como suporte teórico basilar, usamos Liberalesso (2006), Sisto (2001) Nascimento (2011) Glat (2007), e Fonseca (2003). Assim, através da vivência com um aluno, esperamos contribuir para um maior conhecimento acerca do tema proposto auxiliando diversos educadores que venham a trabalhar com crianças com essa síndrome.