SÍNDROME DE WEST: CAMINHOS INCLUSIVOS À LUZ DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Autores

  • Martha Milene Fontenelle Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francileide Batista de Almeida Vieira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maria do Socorro Cordeiro de Sousa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar nossa experiência como pesquisadora, contadora de história e professora de um aluno com Síndrome de West no ensino comum, desenvolvida na cidade de Crato-CE. Objetivamos trazer uma reflexão sobre as possibilidades de desenvolvimento de uma criança com esta síndrome no contexto escolar a partir do desenvolvimento de intervenções, que envolvem a contação de história. A pesquisa é fruto do convívio de um ano de trabalho com o sujeito, sobre o qual lançamos esse olhar investigativo. A abordagem metodológica tem base qualitativa, caracterizada como uma pesquisa do tipo interventiva, tendo como instrumento de construção de dados a observação e a entrevista. No desenvolvimento do artigo serão abordados temas envolvendo a Síndrome de West, conhecendo Filomeno no ambiente escolar, bem como a influência da contação de história para inclusão de alunos com Síndrome de West. Como suporte teórico basilar, usamos Liberalesso (2006), Sisto (2001) Nascimento (2011) Glat (2007), e Fonseca (2003). Assim, através da vivência com um aluno, esperamos contribuir para um maior conhecimento acerca do tema proposto auxiliando diversos educadores que venham a trabalhar com crianças com essa síndrome.

Biografia do Autor

Martha Milene Fontenelle Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Cursando Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE),pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) Campus Avançado “Profa. Maria Elisa de A. Maia (CAMEAM), Especialista em Educação Inclusiva com Ênfase no Atendimento Educacional Especializado, Especialista em Psicopedagogia Institucional, e uma outra Especialização pela Universidade Federal do Ceará em Atendimento Educacional Especializado. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA . Tem conhecimento em Braille e Libras. Atual professora substituta da Universidade Regional do Cariri, disciplina de Braille.

Francileide Batista de Almeida Vieira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1994), Especialização em Educação pela mesma Universidade (2004), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008) e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Professora efetiva do Departamento de Educação do Campus Avançado de Assú da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGE, do Campus Avançado Profa. Maria Elisa de A. Maia/UERN. Atua na área de Educação, é líder do Núcleo de Pesquisa em Educação - NUPED. Pesquisa temas relacionados à educação, formação de profissionais da educação e práticas pedagógicas em uma perspectiva inclusiva.

Maria do Socorro Cordeiro de Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino - UERN; Bolsista FAPERN/CAPES; Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Faculdade de Milagres Ceará (2008) - Diplomada pela UNIG (Universidade Iguaçu). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura e Brasileira e Africana pela Universidade Regional do Cariri (2010). Graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Vale do Acaraú UVA e Pós Graduação em Gestão Escolar (Faculdade João Calvino). Tem experiência na área de Letras.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Fontenelle Carvalho, M. M., de Almeida Vieira, F. B., & Cordeiro de Sousa, M. do S. (2017). SÍNDROME DE WEST: CAMINHOS INCLUSIVOS À LUZ DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA. Revista Magistro, 1(15). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/3285

Edição

Seção

Artigos