ABERTURA POLÍTICA E MOVIMENTOS SOCIAIS: OS EFEITOS DA REDEMOCRATIZAÇÃO NO MOVIMENTO AMBIENTALISTA EM SERGIPE

Autores

  • Bergson Morais Vieira Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Os movimentos sociais em defesa do meio ambiente passaram a fazer parte de discussões no âmbito nacional brasileiro a partir da década de 1970, influenciados, sobretudo, por apelos internacionais, à exemplo da Conferência de Estocolmo (1972) e da consolidação de grupos ambientalistas engajados politicamente e em ONGs especificas (PÁDUA, 1991). No Brasil, a estrutura política da época em que estava em voga esses eventos criava limitações aos movimentos sociais. Porém, o fim do período militar permitiu o surgimento de uma nova relação entre movimentos sociais, partidos políticos e agências públicas, caracterizando um fenômeno que foi muitas vezes chamado de cooptação (DAGNINO, 2004). O presente trabalho insere-se em vertentes de estudos sobre o processo de criação de movimentos sociais procurando compreender quais os caminhos que os movimentos ambientalistas tomaram em Sergipe após a redemocratização? O que nos insere em uma problemática que discute a relação entre a conjuntura política e social, observada nas décadas de 1980 e 1990, e a criação de movimentos ambientais em Sergipe. O trabalho analisou as questões acima identificadas na criação do Movimento Popular Ecológico (MOPEC). A metodologia utilizada partiu de entrevistas e questionários, através de um mapeamento prévio dos agentes envolvidos tanto no movimento ambientalista quanto na institucionalização do Partido Verde. 

Biografia do Autor

Bergson Morais Vieira, Universidade Federal de Sergipe

É Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Sociologia pela mesma universidade e licenciado em História pela Faculdade União das Américas (2009). Atualmente integra o Laboratório de Estudos do Poder e da Política ? LEPP (UFS-CNPq), atuando na área de Etnografia Política, Organizações Partidárias e Política Eleitoral. Com ênfase nas Temáticas: Carreira Parlamentar, Partidos Políticos, Participação Política, Movimentos Sociais e Eleições em Sergipe. Trabalhou como pesquisador e colaborador de campanha nas eleições de 2012, tendo como principais atribuições a Construção do Plano de Governo, Orientação de Campanha Eleitoral e pesquisas de opinião pública. Além da área de Pesquisas, possui experiência na área de docência em História e Sociologia. Atualmente, vem se dedicando às atividades de pesquisa sobre Seleção de representantes legislativos no Estado de Sergipe.

Downloads

Publicado

2016-07-18

Como Citar

Vieira, B. M. (2016). ABERTURA POLÍTICA E MOVIMENTOS SOCIAIS: OS EFEITOS DA REDEMOCRATIZAÇÃO NO MOVIMENTO AMBIENTALISTA EM SERGIPE. Revista Magistro, 1(13). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/3328

Edição

Seção

Artigos