A METODOLOGIA DOS CENSOS DEMOGRÁFICOS NO BRASIL: DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DA POPULAÇÃO NEGRA

Autores

  • Raul Enrique Cuore Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Bartolina Ramalho Catanante Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Resumo

Este trabalho pretende mostrar que a população afrodescendente no Brasil não possui na sociedade as mesmas oportunidades que a população branca e, embora inúmeras variáveis contribuam para a concretização deste fato, a educação é um dos fatores de maior peso nesta afirmativa. Diversas políticas públicas foram desenvolvidas pelo Estado no decorrer da história, porém não se mostraram suficientes para reverter à desigualdade. Esta circunstância fica evidente através dos dados levantados pelos censos executados desde a época Imperial pelos diversos institutos criados pelos governos para este fim. A partir do ano de 1938 é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o responsável por colher estes dados, através dos censos demográficos, que permitem mapear a situação sócio/econômica/educacional da população brasileira. Para entendermos a metodologia, eficiência e confiabilidade destes estudos estatísticos, faremos um levantamento histórico sobre a origem da pesquisa demográfica no Brasil apresentando cronologicamente os censos realizados e analisando os dados colhidos pelos censos que envolvem a situação educacional da população afrodescendente comparando-os com a população branca.

Biografia do Autor

Raul Enrique Cuore, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Mestre em Educação Pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Bartolina Ramalho Catanante, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS. Professora adjunta dos cursos de Letras/Espanhol, Pedagogia e Mestrado Profissional em Educação, Profeduc/UEMS

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Publicado

2016-07-18

Como Citar

Cuore, R. E., & Catanante, B. R. (2016). A METODOLOGIA DOS CENSOS DEMOGRÁFICOS NO BRASIL: DESIGUALDADES EDUCACIONAIS DA POPULAÇÃO NEGRA. Revista Magistro, 1(13). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/3413

Edição

Seção

Artigos