IMPACTOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO COM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO CEARÁ

Autores

  • Maria Cristiane Lopes da Silva Secretaria da Educação do Estado do Ceará
  • Ana Paula Silva Ferreira Gadelha
  • Catarina Tavares Santiago SEDUC
  • Jefrei Almeida Rocha

Resumo

O presente artigo tem como pretensão apresentar os resultados

impactantes das atividades escolares desenvolvidas com os jovens de 15 a 17

anos matriculados no Ensino Fundamental. Tal ação, é uma proposta do

Programa Mais Educação – PME e foi executada entre maio e dezembro de

2015 nas escolas da rede pública estadual de Fortaleza. No período

mencionado, contava-se com uma participação significativa de escolas que

aderiram à proposta do PME, dessa forma, atendia a uma estratégia do

Ministério da Educação – MEC, que vislumbrava a implantação de uma política

de educação integral, com o objetivo de possibilitar a ampliação da jornada

escolar e aprimorar a aprendizagem dos educandos da rede pública. Com esse

intuito, a ação em análise foi planejada e executada pela Secretaria da

Educação do Estado do Ceará (SEDUC) em parceria com a Universidade

Estadual do Ceará (UECE), com o apoio do Programa de Bolsas de Estudos e

Permanência Universitária (PBEPU), tendo como facilitadores das atividades

os universitários bolsistas desse programa. Ao término dessa ação, surgiu o

desejo de saber quais contribuições esse programa suscitou ao público

envolvido. Em busca dessas respostas, a investigação foi realizada em dez

escolas da rede pública estadual de Fortaleza, utilizando a abordagem não

probabilística do tipo por conveniência, com aplicação de questionários. Mesmo

com percalços e inúmeros desafios, o presente ensaio não tem a pretensão de

encerrar as discussões, mas suscitar reflexões sobre essa política pública

implementada no cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Maria Cristiane Lopes da Silva, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Especialista em Administração Escolar (UVA). Graduada em Serviço Social (UECE) e em Filosofia (UECE). Professora lotada na Secretaria da Educação   do Estado do Ceará na coordenação estadual do Programa Mais Educação no Ceará.

Ana Paula Silva Ferreira Gadelha

Especialista em Didática da Educação (UECE). Graduada em Pedagogia (UECE). Assistente Técnica Pedagógica na Secretaria da Educação do Estado do Ceará no acompanhamento do Programa Mais Educação.

Catarina Tavares Santiago, SEDUC

Especialista em Educação Inclusiva (UECE); Mídias na Educação (UFC). Graduada em Letras (UFC). Professora lotada na Secretaria da Educação do Estado do Ceará.

Jefrei Almeida Rocha

Mestre em Computação Aplicada pela UECE/IFCE, Especialista em Ensino de Língua Portuguesa
e Literatura (2007). Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2002).Professor
de língua Portuguesa da Rede Pública Estadual. Professor de Nível Superior de cursos de Graduação e
Pós-Graduação. Membro do GRUPO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E ESTUDO EM EDUCAÇÃO - GIPEE/IFCE.

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Publicado

2016-07-18

Como Citar

Silva, M. C. L. da, Silva Ferreira Gadelha, A. P., Santiago, C. T., & Rocha, J. A. (2016). IMPACTOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO COM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO CEARÁ. Revista Magistro, 1(13). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/3430

Edição

Seção

Artigos