EDUCAÇÃO SITUACIONAL: ENSINAR A PARTIR DE SITUAÇÕES REAIS

Autores

Resumo

O objetivo deste trabalho é construir uma breve explanação daquilo que chamamos de “educação situacional”, uma educação que parte de situações concretas da vida cultural dos estudantes, onde se parte da realidade objetiva para transformar a própria vida através da educação. Essa concepção de educação não é algo novo, porém ainda causa muita estranheza por parte do professorado de todos os níveis. A partir das situações adversas que enfrentamos em nossa realidade é que buscamos soluções, dentro de nossa cultura local, para tais problemas. Esse mecanismo de aprender a partir das situações da vida real pode se colocar como um mecanismo pedagógico de grande valor na escola. 

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT); Doutor em Humanidades da Leiden Universiteit (Países Baixos); Mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios (2009) e Mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea (2007), ambos mestrados da Leiden Universiteit (Países Baixos); Pós-graduado Lato Sensu em Educação Infantil (2012) pelo Centro Universitário Barão de Mauá (SP – Brasil); e Licenciado Pleno em Educação Artística (1999) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – RJ – Brasil). 

Downloads

Publicado

2019-05-10

Como Citar

Rodrigues, W. (2019). EDUCAÇÃO SITUACIONAL: ENSINAR A PARTIR DE SITUAÇÕES REAIS. Revista Magistro, 2(18). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/4340

Edição

Seção

Artigos