A INTERFACE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E ADVOCACY NAS PRÁTICAS DOS MOVIMENTOS NEGROS NO BRASIL
Resumo
RESUMO
O artigo salienta as estratégias políticas, transculturais, comunicacionais e pedagógicas desempenhadas pelos Movimentos Negros, ao longo dos séculos XX e XXI, que propiciaram conquistas jurídicas e legislativas e o reconhecimento do racismo pelo governo brasileiro. Ainda assim, a contemporaneidade apresenta desafios que incidem sobre a formação de professores sobre Educação das Relações Étnico-raciais, como alusivos ao Estado de exceção, como a mediação dos discursos maniqueístas e superficiais das mídias; o desconhecimento histórico e a recente propagação ideológica do movimento Escola Sem Partido, que censura e recusa a educação reflexiva. Como alternativa metodológica propõe a compreensão das interfaces Comunicação/Educação/Direitos Humanos e o conhecimento do conceito advocacy.
Palavras chave: Movimentos Negros – Interface Comunicação/Educação/Direitos Humanos – Advocacy.
ABSTRACT
The article emphasizes the political, transcultural, communication and pedagogical strategies carried out by the Black Movements throughout the 20th and 21st centuries, which led to legal and legislative achievements and the recognition of racism by the Brazilian government. However, contemporaneity presents challenges that affect the formation of teachers on Education of ethnic-racial relations, as allusive to the State of exception, as the mediation of media speeches in which Manicheanism is placed; Historical ignorance and the recent ideological propagation of the movement Without Party School, which censors and rejects reflective education. As an alternative methodology proposes the understanding of the interfaces Human Rights/Education and Communication and knowledge of the concept of advocacy.
Keywords: Black Movements - Communication / Education / Human Rights Interface – Advocacy.
RESUMÉN
El artículo subraya las estrategias políticas, transculturales, comunicacionales y pedagógicas desempeñadas por los Movimientos Negros, a lo largo de los siglos XX y XXI, que propiciaron conquistas jurídicas y legislativas y el reconocimiento del racismo por el gobierno brasileño. Sin embargo, la contemporaneidad presenta desafíos que inciden en la formación de profesores sobre Educación de las relaciones étnico-raciales, como alusivos al Estado de excepción, como la mediación de los discursos maniqueístas y superficiales de los medios; El desconocimiento histórico y la reciente propagación ideológica del movimiento Escuela Sin Partido, que censura y rechaza la educación reflexiva. Como alternativa metodológica propone la comprensión de las interfaces Comunicación / Educación / Derechos Humanos y el conocimiento del concepto advocacy.
Palabras clave: Movimientos Negros - Interfase Comunicación / Educación / Derechos Humanos – Advocacy.