A INTERFACE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E ADVOCACY NAS PRÁTICAS DOS MOVIMENTOS NEGROS NO BRASIL

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Resumo

 

RESUMO

 

O artigo salienta as estratégias políticas, transculturais, comunicacionais e pedagógicas desempenhadas pelos Movimentos Negros, ao longo dos séculos XX e XXI, que propiciaram conquistas jurídicas e legislativas e o reconhecimento do racismo pelo governo brasileiro.  Ainda assim, a contemporaneidade apresenta desafios que incidem sobre a formação de professores sobre Educação das Relações Étnico-raciais, como alusivos ao Estado de exceção, como a mediação dos discursos maniqueístas e superficiais das mídias; o desconhecimento histórico e a recente propagação ideológica do movimento Escola Sem Partido, que censura e recusa a educação reflexiva. Como alternativa metodológica propõe a compreensão das interfaces Comunicação/Educação/Direitos Humanos e o conhecimento do conceito advocacy.

Palavras chave: Movimentos Negros – Interface Comunicação/Educação/Direitos Humanos – Advocacy.

 

ABSTRACT

The article emphasizes the political, transcultural, communication and pedagogical strategies carried out by the Black Movements throughout the 20th and 21st centuries, which led to legal and legislative achievements and the recognition of racism by the Brazilian government. However, contemporaneity presents challenges that affect the formation of teachers on Education of ethnic-racial relations, as allusive to the State of exception, as the mediation of media speeches in which Manicheanism is placed; Historical ignorance and the recent ideological propagation of the movement Without Party School, which censors and rejects reflective education. As an alternative methodology proposes the understanding of the interfaces Human Rights/Education and Communication and knowledge of the concept of advocacy.

Keywords: Black Movements - Communication / Education / Human Rights Interface – Advocacy.

 

RESUMÉN

El artículo subraya las estrategias políticas, transculturales, comunicacionales y pedagógicas desempeñadas por los Movimientos Negros, a lo largo de los siglos XX y XXI, que propiciaron conquistas jurídicas y legislativas y el reconocimiento del racismo por el gobierno brasileño. Sin embargo, la contemporaneidad presenta desafíos que inciden en la formación de profesores sobre Educación de las relaciones étnico-raciales, como alusivos al Estado de excepción, como la mediación de los discursos maniqueístas y superficiales de los medios; El desconocimiento histórico y la reciente propagación ideológica del movimiento Escuela Sin Partido, que censura y rechaza la educación reflexiva. Como alternativa metodológica propone la comprensión de las interfaces Comunicación / Educación / Derechos Humanos y el conocimiento del concepto advocacy.

Palabras clave: Movimientos Negros - Interfase Comunicación / Educación / Derechos Humanos – Advocacy.

 

Biografia do Autor

Rosangela Malachias, UERJ-FEBF

Professora Adjunta da UERJ-FEBF - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense no Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação. Pós-doutorado realizado na Cátedra UNESCO na Universidade Metodista de São Paulo, linha Comunicação Cidadã nos espaços situados em Regiões Midiáticas. Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com bolsa do Fundo Rioychi Sasakawa (Japão). Foi Fulbright Fellow/Hubert H. Humphrey Program na University of Maryland - College Park - Philip Merrill College of Journalism - Estados Unidos. Mestre em Integração da América Latina pelo PROLAM/USP tendo realizado pesquisa em Havana, Cuba. Pesquisadora do NEINB-USP (Nucleo de Apoio a Pesquisa e Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro, Universidade de Sao Paulo) e do NCE-USP (Núcleo de Comunicação e Educação) da ECA-USP. Docente dos cursos do CEA-USP - Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo. Co-fundadora da Mídia Etnia Educação e Comunicação Ltda. Áreas de ação: docência; formação de gestores(as) e professores(as) da Prefeitura do Município de São Paulo. Temas: advocacy, práticas educomunicativas, diversidade; desenvolvimento. Trabalhos apresentados na University of Oregon, Eugene; Cardinal Stritch University, Milwaukee; Tulane University, New Orleans; Emory University, Atlanta; UCLA, Los Angeles. Desde 2007 integra o grupo WLE Women Leadership in Education composto por Scholars de diferentes países. Apresentou papers em congressos na Itália, Estados Unidos, Grécia, Gana e Nova Zelândia. E.mails: [email protected] / [email protected]

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Publicado

2017-07-26

Como Citar

Malachias, R. (2017). A INTERFACE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E ADVOCACY NAS PRÁTICAS DOS MOVIMENTOS NEGROS NO BRASIL. Revista Magistro, 1(15). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/4534

Edição

Seção

Artigos