OFICINAS DE CURTA DURAÇÃO SOBRE WEBQUESTS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM DOS PILARES DA PROPOSTA INTEGRADA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Marcos Cruz de Azevedo UNIGRANRIO
  • Cleonice Puggian UNIGRANRIO/UERJ
  • Clícia Valladares Peixoto Friedmann UERJ

Resumo

Neste artigo apresentamos oficinas de curta duração como produto educacional para a formação continuada de professores de matemática. Elas pertencem a uma proposta integrada que junto com um guia de estudos e um website de criação fizeram parte de uma pesquisa de Mestrado Profissional que teve como objetivo investigar as potencialidades da metodologia de ensino WebQuest na formação de professores de matemática. A pesquisa utilizou como procedimentos metodológicos: observação participante (com registro em vídeo), questionários e grupo focal com professores de Matemática do ensino fundamental e médio em instituições públicas e privadas da Baixada Fluminense. As oficinas foram organizadas em quatro encontros com três horas de duração cada uma, sendo realizadas em dois horários, quarta-feira e aos sábados. Foram planejadas numa perspectiva ativa e tinha por objetivo fazer o professor aprender a construir WebQuests além de agregar recursos tecnológicos e pedagógicos à sua prática. Resultados indicam que: as oficinas de formação continuada, de curta duração, podem ser um espaço comunicacional entre a academia e a escola; podem ser um espaço para apresentação dos diversos conhecimentos produzidos pela academia, principalmente quando realizadas nas próprias escolas; há necessidade da utilização de recursos interativos para ampliação do conhecimento, compartilhamento de idéias e/ou como forma de esclarecer as diversas dúvidas surgidas nos encontros presenciais, por parte dos professores, mediados por ferramentas comunicacionais, tais como fóruns e chats e que há importância da inovação da metodologia na utilização de TIC, propiciando pesquisa, individual e coletiva, síntese e compartilhamento de idéias, a partir da experimentação, em outras palavras, a sistematização das teorias e pedagogias que provoquem interatividade.

Biografia do Autor

Marcos Cruz de Azevedo, UNIGRANRIO

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Humanidades, Culturas e Artes (PPGHCA) da UNIGRANRIO. Mestre em Ensino das Ciências na Educação Básica (PPGEC) UNIGRANRIO. Especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras. É professor do Centro Universitário UNIABEU, da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro e da Rede Municipal de Educação de Mesquita. É membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Natureza e Sociedade - PENSO, na Linha de Pesquisa Educação, Tecnologias e Formação de Professores. É bolsista do Programa de Bolsas Institucionais (PROBIN) da UNIABEU.

Cleonice Puggian, UNIGRANRIO/UERJ

Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ 2013-2016/2016-2019) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B - UNIGRANRIO/FUNADESP. É Pedagoga (UERJ,1998), Mestre em Educação (PUC-Rio, 2001), Doutora em Educação (Universidade de Cambridge, Inglaterra, 2009) e Pós-doutora em Educação (UERJ, 2010). Lidera o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, Natureza e Sociedade (PENSO/CNPq), dedicando-se a estudos sobre educação, juventudes, tecnologias e injustiças ambientais na região metropolitana do Rio de Janeiro. É docente da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-FFP) e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Humanidades, Culturas e Artes (InterHumanitas), da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). É membro do Fórum dos Atingidos pela Indústria do Petróleo e Petroquímica nas Cercanias da Baía de Guanabara (FAPP-BG) e do Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara e dos Sistemas Lagunares de Maricá e Jacarepaguá - Subcomitê Oeste.

Clícia Valladares Peixoto Friedmann, UERJ

Possui graduação em matematica licenciatura e bacharelado pela Universidade Federal Fluminense (1978), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora assessora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação Matemática (ensino superior) e em Teoria dos Grafos ( coloração de grafos).

Downloads

Publicado

2019-05-10

Como Citar

de Azevedo, M. C., Puggian, C., & Peixoto Friedmann, C. V. (2019). OFICINAS DE CURTA DURAÇÃO SOBRE WEBQUESTS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM DOS PILARES DA PROPOSTA INTEGRADA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. Revista Magistro, 2(18). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/5005

Edição

Seção

Artigos