OFICINAS DE CURTA DURAÇÃO SOBRE WEBQUESTS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM DOS PILARES DA PROPOSTA INTEGRADA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Resumo
Neste artigo apresentamos oficinas de curta duração como produto educacional para a formação continuada de professores de matemática. Elas pertencem a uma proposta integrada que junto com um guia de estudos e um website de criação fizeram parte de uma pesquisa de Mestrado Profissional que teve como objetivo investigar as potencialidades da metodologia de ensino WebQuest na formação de professores de matemática. A pesquisa utilizou como procedimentos metodológicos: observação participante (com registro em vídeo), questionários e grupo focal com professores de Matemática do ensino fundamental e médio em instituições públicas e privadas da Baixada Fluminense. As oficinas foram organizadas em quatro encontros com três horas de duração cada uma, sendo realizadas em dois horários, quarta-feira e aos sábados. Foram planejadas numa perspectiva ativa e tinha por objetivo fazer o professor aprender a construir WebQuests além de agregar recursos tecnológicos e pedagógicos à sua prática. Resultados indicam que: as oficinas de formação continuada, de curta duração, podem ser um espaço comunicacional entre a academia e a escola; podem ser um espaço para apresentação dos diversos conhecimentos produzidos pela academia, principalmente quando realizadas nas próprias escolas; há necessidade da utilização de recursos interativos para ampliação do conhecimento, compartilhamento de idéias e/ou como forma de esclarecer as diversas dúvidas surgidas nos encontros presenciais, por parte dos professores, mediados por ferramentas comunicacionais, tais como fóruns e chats e que há importância da inovação da metodologia na utilização de TIC, propiciando pesquisa, individual e coletiva, síntese e compartilhamento de idéias, a partir da experimentação, em outras palavras, a sistematização das teorias e pedagogias que provoquem interatividade.