REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MÚSICA: FORMAÇÃO X EDUCAÇÃO

Autores

  • Alessandro Vasconcelos Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Letícia Maria Pinto da Costa Unitau

Resumo

Este trabalho investiga como os alunos representam o curso superior de música e qual o critério usado no processo de escolha pela licenciatura nessa área. Para tanto, foi realizado um grupo focal com 12 sujeitos compostos por estudantes do primeiro ao sexto semestre do curso de música de uma faculdade em uma cidade do vale do Paraiba paulista. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um roteiro de questões abertas. As análises embasadas pela teoria das Representações  Sociais demonstraram que os licenciandos em todos os semestres do curso colocam o ensino superior de música como um curso prático, voltado a formação instrumental ou cancional, sendo que a música como atividade educacional interdisciplinar é praticamente desconhecida por eles.

Biografia do Autor

Alessandro Vasconcelos, Universidade de Taubaté - UNITAU

Artes

Música

Desenvolvimento Humano

Humanas

Letícia Maria Pinto da Costa, Unitau

humanas

 

comunicação

 

desenvolvimento humano

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Publicado

2019-05-10

Como Citar

Vasconcelos, A., & Pinto da Costa, L. M. (2019). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MÚSICA: FORMAÇÃO X EDUCAÇÃO. Revista Magistro, 2(18). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/5008

Edição

Seção

Artigos