APOIO EM ENSINO DE LEITURA E ESCRITA EM BRAILLE: INCLUSÃO DO BRAILLE AO DEFICIENTE VISUAL
Resumo
Este artigo tem como objetivo principal compreender o processo de ensino de um aluno com deficiente visual através do sistema tátil de leitura e escrita Braille. Assim, este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo procedimento metodológico consistiu em um relato de experiência, desenvolvido por meio de intervenções práticas e observações cotidianas de ensino do sistema Braille a um aluno com deficiência visual do curso pré-vestibular da Universidade Regional do Cariri – URCA, que consiste em aulas preparatórias realizadas por estudantes que irão prestar o exame de vestibular. No processo, utilizamos como aporte teórico utilizado algumas políticas de inclusão, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), e ainda alotes que dialogam com uma perspectiva de inclusão e deficiência visual em seu processo de aprendizagem, como Abreu (2008); Borges (2009); Souza (2016); Bueno (1993); Baptista (2000). Com o desenvolvimento do trabalho com o aluno com deficiência visual, através do ensino do sistema Braille, compreendemos que torna-se necessário, que haja uma maior ampliação do Sistema Braille por meio da realização de cursos e oficinas para professores e comunidade escolar para que eles possam ter mais incentivo ao trabalho com alunos cegos.