APOIO EM ENSINO DE LEITURA E ESCRITA EM BRAILLE: INCLUSÃO DO BRAILLE AO DEFICIENTE VISUAL

Autores

  • Cícero Eugênio Tomaz Alves UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
  • Maria Eduarda Xenofonte Carvalho UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
  • Martha Milene Fontenelle Carvalho Universidade Regional do Cariri - URCA

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal compreender o processo de ensino de um aluno com deficiente visual através do sistema tátil de leitura e escrita Braille. Assim, este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo procedimento metodológico consistiu em um relato de experiência, desenvolvido por meio de intervenções práticas e observações cotidianas de ensino do sistema Braille a um aluno com deficiência visual do curso pré-vestibular da Universidade Regional do Cariri – URCA, que consiste em aulas preparatórias realizadas por estudantes que irão prestar o exame de vestibular. No processo, utilizamos como aporte teórico utilizado algumas políticas de inclusão, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), e ainda alotes que dialogam com uma perspectiva de inclusão e deficiência visual em seu processo de aprendizagem, como Abreu (2008); Borges (2009); Souza (2016); Bueno (1993); Baptista (2000). Com o desenvolvimento do trabalho com o aluno com deficiência visual, através do ensino do sistema Braille, compreendemos que torna-se necessário, que haja uma maior ampliação do Sistema Braille por meio da realização de cursos e oficinas para professores e comunidade escolar para que eles possam ter mais incentivo ao trabalho com alunos cegos.

Biografia do Autor

Cícero Eugênio Tomaz Alves, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA

Graduando no curso de Licenciatura Letras - Inglês, na Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do grupo discente do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Regional do Cariri (NUARC).

Maria Eduarda Xenofonte Carvalho, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA

Graduanda do curso de Ciências Biológicas - Bacharelado, na Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do grupo discente do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Regional do Cariri (NUARC).

Martha Milene Fontenelle Carvalho, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutoranda em Letras na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN. Mestrado em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Educação Especial-formação continuada de professores para o Atendimento Educacional Especializado, pela Universidade Federal do Ceará(UFC). Especialista em Psicopedagogia, pela Faculdade Integradas de Patos (FIP). Especialista em Educação Especial Inclusiva com Ênfase no Atendimento Educacional Especializado, pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Especialista em Braille pela Faculdade FAVENI. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Hoje, professora pesquisadora efetiva da Universidade Regional do Cariri - URCA, departamento de Línguas e Literaturas, com a disciplina de Braille-Sistema de Leitura e Escrita. Membro do grupo gestor do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Regional do Cariri (NUARC).

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Tomaz Alves, C. E., Xenofonte Carvalho, M. E., & Fontenelle Carvalho, M. M. (2020). APOIO EM ENSINO DE LEITURA E ESCRITA EM BRAILLE: INCLUSÃO DO BRAILLE AO DEFICIENTE VISUAL. Revista Magistro, 1(21). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/5996

Edição

Seção

Artigos