UM OLHAR DIMENSIONAL AO REDOR DA AVALIAÇÃO E ACREDITAÇÃO INSTITUCIONAL: UM PISCAR DE OLHOS PARA A CAPES E O CONEAU

Autores

Resumo

A avaliação é um dos temas mais importantes no aspecto político, social, econômico e da gestão universitária tanto no Brasil como na Argentina sendo impulsionados pelo Estado que regula, da qual, se denomina de Estado Avaliador e não mais do Estado do Bem-Estar. Deste modo, ambos se encontram em circunstâncias que vem ocasionando inúmeras mudanças nos seus regimes educacionais instaurando e consolidando processos de avaliação. Com isso, emerge a necessidade indiscutível de avaliar as organizações universitárias, e sendo assim, a avaliação é um processo que serve de marco para as reformas impostas na América Latina. Ao percurso deste pequeno esboço se cerceará de uma perspectiva cotejante, da qual, se analisará as duas agencias avaliadora como a CAPES (a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que presta serviço para a nação brasileira e a CONEAU (Comissão Nacional de Avaliação e Acreditação Universitária) que avalia e acredita as instituições argentinas. Sendo assim, serão introduzidas algumas explanações e questionamentos a cerca das suas funcionalidades e se analisará as suas semelhanças e discrepâncias no seu modo de se manifestar. Para isso, inicialmente se cerceará de um olhar voltado para a história para se descobrir como foram consolidadas agências e como elas se personificaram nos dois países mais desenvolvidos da América Latina embora se observe a existência de questões que devem ser levadas em consideração.  

Biografia do Autor

Simone Gomes de Faria, Universidade Federal de Pelotas

Formada em Letras pela Universidade da Região da Campanha/ URCAMP com habilitação para a Língua Espanhola e respectivas literaturas no ano de 2002. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade da Região da Campanha/ URCAMP no ano de 2004, bem como, especialista em Produção de Material Didático para a Diversidade no ano de 2013 pela Universidade Federal do Rio Grande/FURG e especialista em Rio Grande do Sul: Sociedade, Política e Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande/ FURG em 2014. Atualmente trabalha como professora estatutária de Língua Portuguesa na Prefeitura Municipal de Hulha e de Bagé, além disso, é Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História, pesquisa e vivências de ensino-aprendizagem da Universidade Federal do Rio Grande/FURG realizando atividades como pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Ensino de História, sentido e narrativas da FURG dando primazia para o Grupo de Pesquisa do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação/CEIHE da Universidade Federal de Pelotas em temáticas que abordem identidade, etnicidade, imigração e migração alemã na Região da Campanha, cultura escolar e História Oral.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

de Faria, S. G. (2020). UM OLHAR DIMENSIONAL AO REDOR DA AVALIAÇÃO E ACREDITAÇÃO INSTITUCIONAL: UM PISCAR DE OLHOS PARA A CAPES E O CONEAU. Revista Magistro, 1(21). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/6071

Edição

Seção

Artigos