UM OLHAR DIMENSIONAL AO REDOR DA AVALIAÇÃO E ACREDITAÇÃO INSTITUCIONAL: UM PISCAR DE OLHOS PARA A CAPES E O CONEAU
Resumo
A avaliação é um dos temas mais importantes no aspecto político, social, econômico e da gestão universitária tanto no Brasil como na Argentina sendo impulsionados pelo Estado que regula, da qual, se denomina de Estado Avaliador e não mais do Estado do Bem-Estar. Deste modo, ambos se encontram em circunstâncias que vem ocasionando inúmeras mudanças nos seus regimes educacionais instaurando e consolidando processos de avaliação. Com isso, emerge a necessidade indiscutível de avaliar as organizações universitárias, e sendo assim, a avaliação é um processo que serve de marco para as reformas impostas na América Latina. Ao percurso deste pequeno esboço se cerceará de uma perspectiva cotejante, da qual, se analisará as duas agencias avaliadora como a CAPES (a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que presta serviço para a nação brasileira e a CONEAU (Comissão Nacional de Avaliação e Acreditação Universitária) que avalia e acredita as instituições argentinas. Sendo assim, serão introduzidas algumas explanações e questionamentos a cerca das suas funcionalidades e se analisará as suas semelhanças e discrepâncias no seu modo de se manifestar. Para isso, inicialmente se cerceará de um olhar voltado para a história para se descobrir como foram consolidadas agências e como elas se personificaram nos dois países mais desenvolvidos da América Latina embora se observe a existência de questões que devem ser levadas em consideração.