ENSINO HÍBRIDO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COMUNICATIVA VOLTADA AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo elaborar, com base no ensino híbrido e com o auxílio das tecnologias digitais de informação e comunicação, uma proposta de atividade comunicativa voltada para a aprendizagem colaborativa e personalizada de hispanofalantes aprendizes de português como língua estrangeira. Por meio desta pesquisa, classificada como qualitativa do tipo descritivo-bibliográfica, conclui-se que, dentro da modalidade de ensino híbrido, a abordagem comunicativa e as tecnologias digitais podem propiciar ao aprendiz hispanofalante uma aprendizagem simultaneamente colaborativa e personalizada, levando em conta não apenas sua facilidade inicial de entendimento da língua portuguesa, mas também suas dificuldades no nível de produção linguística.

Biografia do Autor

Jessica Karollayne Pinheiro Lopes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação com mérito acadêmico por ter obtido melhor desempenho da turma de 2016 do curso de Letras - Português e Espanhol, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Foi monitora bolsista do Programa de Monitoria da PUCPR das disciplinas de Morfologia da Língua Portuguesa e Iniciação à Sintaxe da Língua Portuguesa. Atuou como aluna bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior da PUCPR no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no período de 2013 a 2016, desenvolvendo projetos de ensino e aprendizagem da disciplina de língua espanhola para alunos da rede pública do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Também foi colaboradora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCPR no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, no período de 2015 a 2016, desenvolvendo pesquisas na área de linguística. Possui especialização em Metodologia do Ensino de Português para Estrangeiros, pela Faculdade UnYLeYa (2018). Atualmente, cursa mestrado no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação pela PUCPR.

Patrícia Lupion Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. .Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Educação a Distância. Diretora de EAD da Pró-reitoria de Extensão e Comunitária no período de 2005 a 2009. Coordenadora responsável pelo setor de avaliação e pesquisa do Centro de Educação a Distância da PUC-PR no período de 2002 a 2003. Professora da UFSC nos programas de Mestrado em Mídia e Conhecimento no período de 1999 a 2002. Gestora de projetos de utilização de ambientes virtuais de aprendizagem para oferta de disciplinas a distância em cursos superiores. Diretora da área de Educação da PUCPR no período de 1995 a 1999 e de 2003 a 2005. Membro do conselho diretor da PUCWEB no período de 2003 a 2005.Coordenadora do curso de Pedagogia no período de 2010 a 2014. Possui livros e capítulos de livros publicados na Republica Dominicana, no Peru, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Colômbia, no México, em Portugal, e no Brasil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, educação a distância, formação profissional, formação de professores, educação superior.

Daniele Saheb, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Professora Titular do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Membro do Grupo de pesquisa:Aprendizagem e Conhecimento na Prática Docente (PUCPR) e Educação, Meio Ambiente e Sociedade - Universidade Federal do Paraná. DOUTORA em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2013). Possui GRADUAÇÃO em Pedagogia, ESPECIALIZAÇÃO em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (2006), MESTRADO em Educação (Programa de Pós Graduação em Educação) pela Universidade Federal do Paraná (2008). Possui experiência em pesquisa, docência e gestão na Educação Básica (Educação Infantil e Anos Iniciais) e no Ensino Superior. Pesquisas com ênfase em Educação Ambiental e Complexidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e Prática Docente em Educação Ambiental. Atuou durante 17 anos na Educação Básica como docente e gestora pedagógica.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Pinheiro Lopes, J. K., Lupion Torres, P., & Saheb, D. (2020). ENSINO HÍBRIDO: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE COMUNICATIVA VOLTADA AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revista Magistro, 1(21). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/6089

Edição

Seção

Artigos