ENSINO DA FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NO CAMPO: ANÁLISE DAS DIFICULDADES, NECESSIDADES E DESENVOLVIMENTO

Autores

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar uma análise sobre a interação entre o ensino da filosofia e da sociologia com a educação do campo. Visando as dificuldades dos professores diante dessas abordagens e as necessidades dos alunos do campo. Observando assim como poderiam ser aplicados esses aprendizados, aproximando do estudante os temas e assuntos da aula. O estudo surgiu a partir de inquietações referentes à forma de ensino do campo, com professores por vezes despreparados e com pouca referência das questões filosóficas e sociológicas. Para isso, proporcionar uma redefinição da educação do campo por meio da filosofia e sociologia, aprontar melhoramentos para a qualidade de vida no meio rural e as necessidades de preparar os professores para trabalhar com a realidade desses estudantes. A maior dificuldade pode estar em apresentar aos estudantes, como essas disciplinas, contribuem para o seu cotidiano. É preciso refletir sobre os problemas, dificuldades e as necessidades, das atividades escolares e da forma de ensino, para que sejam feitas mudanças necessárias, resultando assim uma proposta eficaz e democrática. A filosofia e a sociologia possuem estratégias que podem desenvolvem a permanência dos jovens do campo, conhecendo os sujeitos e objetos dessas disciplinas. Desenvolver um ensino-aprendizado que contribua com esse desenvolvimento pessoal e profissional, é de grande relevância. Por fim, tanto a filosofia e a sociologia relacionadas à educação do campo podem ajudar a garantir uma qualidade na educação e entender a realidade rural, por meio de sua vinculação com as ações do campo e do conhecimento teórico.

Biografia do Autor

Jéssica Dal Piva

Graduação em Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2011). Especializada em Gestão Escolar (2015). Graduada em Licenciatura em Ciências Sociais pela UNIOESTE (2016). Bacharela em Ciências Sociais pela UNIOESTE (2017). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela UNIOESTE (2019).

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

Dal Piva, J. (2020). ENSINO DA FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NO CAMPO: ANÁLISE DAS DIFICULDADES, NECESSIDADES E DESENVOLVIMENTO. Revista Magistro, 1(21). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/6149

Edição

Seção

Artigos