ENSINO DA FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NO CAMPO: ANÁLISE DAS DIFICULDADES, NECESSIDADES E DESENVOLVIMENTO
Resumo
O objetivo desse artigo é apresentar uma análise sobre a interação entre o ensino da filosofia e da sociologia com a educação do campo. Visando as dificuldades dos professores diante dessas abordagens e as necessidades dos alunos do campo. Observando assim como poderiam ser aplicados esses aprendizados, aproximando do estudante os temas e assuntos da aula. O estudo surgiu a partir de inquietações referentes à forma de ensino do campo, com professores por vezes despreparados e com pouca referência das questões filosóficas e sociológicas. Para isso, proporcionar uma redefinição da educação do campo por meio da filosofia e sociologia, aprontar melhoramentos para a qualidade de vida no meio rural e as necessidades de preparar os professores para trabalhar com a realidade desses estudantes. A maior dificuldade pode estar em apresentar aos estudantes, como essas disciplinas, contribuem para o seu cotidiano. É preciso refletir sobre os problemas, dificuldades e as necessidades, das atividades escolares e da forma de ensino, para que sejam feitas mudanças necessárias, resultando assim uma proposta eficaz e democrática. A filosofia e a sociologia possuem estratégias que podem desenvolvem a permanência dos jovens do campo, conhecendo os sujeitos e objetos dessas disciplinas. Desenvolver um ensino-aprendizado que contribua com esse desenvolvimento pessoal e profissional, é de grande relevância. Por fim, tanto a filosofia e a sociologia relacionadas à educação do campo podem ajudar a garantir uma qualidade na educação e entender a realidade rural, por meio de sua vinculação com as ações do campo e do conhecimento teórico.