FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A NOÇÃO DE COMPETÊNCIA COMO PRINCÍPIO DA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR

Autores

  • Jurema Rosa Lopes UNIGRANRIO
  • Eline das Flores Victer UNIGRANRIO
  • Giselle Faur de Castro Catarino

Resumo

O objetivo do presente estudo é problematizar a noção de “competência” enquanto um princípio curricular presente na terceira versão do Parecer que trata das “Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica” na formação do professor. Para compreender o termo “competência”, buscamos apoio nas ideias de Schwartz (1998) e Machado (2002), entre outros. O campo empírico do estudo é uma Instituição de Ensino Superior, do âmbito privado, situada no Estado do Rio de Janeiro. O universo dos sujeitos do estudo é constituído por três professores/coordenadores de Licenciaturas. Os dados, coletados a partir de produção textual, tiveram como base a seguinte pergunta: O que é que você entende por currículo? Qual o seu sentimento em relação à reformulação curricular? Os resultados mostram que predomina entre os Professores/Coordenadores de Cursos de Licenciatura a ideia de currículo como uma relação de disciplina e que o currículo por competência, na visão dos sujeitos, amplia a concepção de formação do professor. Concluímos que a noção de competência expressa no Parecer, em processo de aprovação, descontextualizada, codificável e homogênea, tenta ajustar as pessoas às tarefas ou aos objetivos propostos, desconsiderando o grau de saberes, a história de cada situação de trabalho e os valores de cada coletivo de trabalho.

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Lopes, J. R., Victer, E. das F., & Catarino, G. F. de C. (2020). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A NOÇÃO DE COMPETÊNCIA COMO PRINCÍPIO DA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR. Revista Magistro, 2(22). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/6241

Edição

Seção

Artigos