O CUIDADOR DA PESSOA IDOSA: PROCESSO EDUCATIVO OU FORMAÇÃO PARA O MERCADO?

Autores

  • José Raimundo Oliveira Lima Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)-Professor http://orcid.org/0000-0002-3646-307X
  • Alcione Assunção Correia Lima Universidade do Estado da Bahia - UNEB/MESTRADO
  • Fernando Luís de Queiroz Carvalho Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Professor

Resumo

As estratégias de educação em saúde têm sido mecanismos bastante efetivos e promissores no cuidado com a pessoa idosa, cuja base é a articulação de um trabalho educativo entre cuidador, paciente e família. Este estudo objetiva criar uma rede de atenção à pessoa idosa dependente de cuidado, a fim de contribuir para a construção de Políticas Públicas aos cidadãos que envelhecem e que necessitam de cuidados diários, articulando capacitações, orientações, oficinas sobre os cuidados direcionados à pessoa idosa dependente. Trata-se de um estudo de campo, exploratório, de caráter qualitativo, realizado no município de Feira de Santana-BA, cuja população estima-se em 591.707 habitantes e a população idosa corresponde a 8,7%, conforme censo do IBGE (2010). Espera-se contribuir para a reflexão sobre as práticas do profissional “cuidador de pessoas idosas”, cuja função tem se aproximado de uma tendência mercadológica, caracterizando-se como um serviço, uma mercadoria como outra qualquer, um valor de troca.

Biografia do Autor

José Raimundo Oliveira Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)-Professor

Professor Titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Atua no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial (PLANTERR)-Mestrado, na Pós-Graduação Lato sensu em Gestão Universitária, nos Cursos de Graduação em Ciências e Econômicas, Administração e Engenharia Agronômica da UEFS. Coordena o Projeto Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária (IEPS), bem como lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local Solidário (GEPOSDEL).

Alcione Assunção Correia Lima, Universidade do Estado da Bahia - UNEB/MESTRADO

Professora do Curso de Enfermagem na Faculdade Nobre (FAN) – Feira de Santana – Ba. Mestranda do Programa de Pós-graduação Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação/UNEB. Enfermeira pela Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana Bahia, Brasil (2008). Especialista em Saúde Pública pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Extensão (IBPEX), (2010).

Fernando Luís de Queiroz Carvalho, Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Professor

Professor do Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação (GESTEC-UNEB), Professor Titular de Farmacologia da Universidade do Estado da Bahia e Coordenador do Grupo de Pesquisa Educação, Saúde e Tecnologias - EDUSAUT-UNEB. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1997), mestrado (1999) e doutorado em Patologia Humana pela FIOCRUZ/Universidade Federal da Bahia (2004).

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

Oliveira Lima, J. R., Correia Lima, A. A., & de Queiroz Carvalho, F. L. (2020). O CUIDADOR DA PESSOA IDOSA: PROCESSO EDUCATIVO OU FORMAÇÃO PARA O MERCADO?. Revista Magistro, 2(22). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/6497

Edição

Seção

Artigos