INSERÇÃO DOS DEBATES DE GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR: Análise da Lei Estadual nº 1.322/2019 em Roraima

Autores

Resumo

A presente pesquisa tem o objetivo de contribuir com os debates de gênero no âmbito educacional e proporcionar reflexões acerca da temática. A mesma teve como abordagem a pesquisa bibliográfica com base em teóricos que problematizam as questões de gênero, e realizada a análise de legislação específica qual seja a lei n° 1322/2019 que versa sobre as discussões das relações de gênero nas escolas do Estado de Roraima. Assim, verificou-se a relevância da inserção dos estudos voltados para a categoria gênero nos espaços educativos, sejam eles nas escolas ou nas academias.

Biografia do Autor

Gilma Pinheiro Siqueira, Universidade Estadual de Roraima

Acadêmica de Serviço Social na Universidade Estadual de Roraima - UERR. Projeto de Extensão em desenvolvimento"Direitos Humanos e Igualdade de Gênero na Escola" para estudantes de Ensino Médio (Coordenadora Discente). Áreas de interesse de Pesquisa: Educação e Gênero; Questão Social; Movimentos Sociais; Políticas  Públicas Sociais.

Gilmara Pinheiro de Andrade, Universidade Estadual de Roraima

Bacharel em SEGURANÇA PÚBLICA pela Universidade Estadual de Roraima - UERR (2018). Especialista em HISTÓRIA DA AMAZÔNIA - UERR (2019). Mestra em SEGURANÇA PÚBLICA, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA - UERR (2020). Professora de Segurança Pública e Direito na Universidade Estadual de Roraima (2020-2022). Atuando em pesquisas com enfoque nas seguintes áreas: Violência Psicológica, Relações de Gênero, Violência doméstica no contexto intrafamiliar e contra mulheres, Políticas Públicas, Direitos Humanos. Projeto de extensão em desenvolvimento "Direitos Humanos e Igualdade de Gênero na Escola" para estudantes do Ensino Médio (Coordenadora).

Claúdio Travassos Delicato, Universidade Estadual de Roraima

Doutor em Ciências Sociais, Linha de Pesquisa "Cultura, Identidade e Memória", da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP-Marília (2011), mestre em Ciências Sociais pela UNESP-Marília (2004), graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina UEL, graduado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) e Filosofia (Licenciatura) pela UNESP-Marília. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq "Cultura e Gênero" - UNESP/ Marília e do "LIEG - Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Gênero" - UNESP/ Marília. Professor de Sociologia - UERR - Universidade Estadual de Roraima. Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania - UERR - Universidade Estadual de Roraima. Vice-Reitor da Universidade Estadual de Roraima - UERR (2020).

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

Siqueira, G. P., de Andrade, G. P., & Delicato, C. T. (2021). INSERÇÃO DOS DEBATES DE GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR: Análise da Lei Estadual nº 1.322/2019 em Roraima. Revista Magistro, 1(23). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/6693

Edição

Seção

Dossiê ESTUDOS DE GÊNERO E EDUCAÇÃO CRÍTICA