EXPERIÊNCIAS NO ERE DE LÍNGUA ESPANHOLA INSPIRADAS NA EaD

Autores

  • Tatiana Lourenço de Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0001-7014-0875
  • Joyce Pereira Lopes Soares Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Bruna Lourenço Ferreira Universidade Federal do Ceará

Resumo

O trabalho em questão tem como objetivo resgatar um pouco da história da modalidade de Educação a Distância (EaD) e relatar experiências vivenciadas durante o ensino remoto emergencial (ERE) no período pandêmico em um curso de Letras - Língua Espanhola como parte dos estudos de um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Para tanto, foram utilizados como referências teóricas Carvalho (2018; 2020), Couto e Coelho (2019), Moran (2002), Marcuschi (2005), Vriesmann et al. (2020) entre outros. No trabalho em questão, pretendemos, com a análise dos dados, mais especificamente: i) apresentar a evolução histórica das características da EaD brasileira desde o seu surgimento até a atualidade no contexto pandêmico e ii) identificar as características das estratégias empregadas pela professora-pesquisadora provenientes da EaD durante o contexto do ERE de língua espanhola na UERN. Os resultados revelaram que houve a necessidade de adaptação das aulas presenciais para as aulas online para que os estudantes pudessem ter um desempenho satisfatório, principalmente devido ao fato de os discentes não estarem habituados com as ferramentas digitais utilizadas durante o ERE e por sentirem falta das aulas presenciais. Além disso, os resultados obtidos nesse artigo são importantes para divulgar os resultados que foram construídos durante um projeto de iniciação científica.

 PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância, Língua espanhola, Ensino Remoto Emergencial.

Biografia do Autor

Tatiana Lourenço de Carvalho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Adjunta III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) onde atua na graduação e na pós-graduação. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) - 2021-2024. Doutora pela Universidad de Salamanca (USAL) no Programa de Doutorado Español: investigación avanzada en Lengua y Literatura, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Ciência sem Fronteiras (Doutorado pleno no exterior). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), com pesquisa financiada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e graduada em Letras: Português-Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro dos grupos de pesquisa: Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras (EALE), do DLE/UERN, Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) do PPGL/UERN, Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Crítica: representações, ideologias e letramentos (GPADC) do PosLA/UECE e Tecnologias para o Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras (TECLE) do DLE/UFC. Atua na área de Linguística Aplicada com ênfase no ensino de espanhol, tecnologias digitais para a comunicação escrita, letramentos na web, formação de professores, Educação a Distância (EaD). E-MAIL: [email protected]

Joyce Pereira Lopes Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda em Letras-Espanhol, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Voluntária em curso de extensão do Núcleo de Estudos de Cultura, Língua e Literatura Espanhola - NECLE, UERN. Pesquisadora voluntária do Programa Institucional de Iniciação Científica – PIBIC, no projeto “A EaD no ensino de línguas em situações de emergência: implicações do caso Covid 19 no contexto da UERN” – 2020/2021.

Bruna Lourenço Ferreira, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Letras Português e Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Nesse âmbito, atua como bolsista da Casa de Cultura Portuguesa pela Pró-Reitoria de Extensão (CCP/PREX/UFC). Também é pesquisadora voluntária do Programa Institucional de Iniciação Científica – PIBIC, no projeto “A EaD no ensino de línguas em situações de emergência: implicações do caso Covid 19 no contexto da UERN” – 2020/2021.

Downloads

Publicado

2022-03-30

Como Citar

Carvalho, T. L. de, Soares, J. P. L., & Ferreira, B. L. (2022). EXPERIÊNCIAS NO ERE DE LÍNGUA ESPANHOLA INSPIRADAS NA EaD. Revista Magistro, 2(24). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/7095

Edição

Seção

Artigos