EXPERIÊNCIAS NO ERE DE LÍNGUA ESPANHOLA INSPIRADAS NA EaD
Resumo
O trabalho em questão tem como objetivo resgatar um pouco da história da modalidade de Educação a Distância (EaD) e relatar experiências vivenciadas durante o ensino remoto emergencial (ERE) no período pandêmico em um curso de Letras - Língua Espanhola como parte dos estudos de um projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Para tanto, foram utilizados como referências teóricas Carvalho (2018; 2020), Couto e Coelho (2019), Moran (2002), Marcuschi (2005), Vriesmann et al. (2020) entre outros. No trabalho em questão, pretendemos, com a análise dos dados, mais especificamente: i) apresentar a evolução histórica das características da EaD brasileira desde o seu surgimento até a atualidade no contexto pandêmico e ii) identificar as características das estratégias empregadas pela professora-pesquisadora provenientes da EaD durante o contexto do ERE de língua espanhola na UERN. Os resultados revelaram que houve a necessidade de adaptação das aulas presenciais para as aulas online para que os estudantes pudessem ter um desempenho satisfatório, principalmente devido ao fato de os discentes não estarem habituados com as ferramentas digitais utilizadas durante o ERE e por sentirem falta das aulas presenciais. Além disso, os resultados obtidos nesse artigo são importantes para divulgar os resultados que foram construídos durante um projeto de iniciação científica.
PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância, Língua espanhola, Ensino Remoto Emergencial.