UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Realidade Aumentada, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Formação DocenteResumo
A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que vem sendo usada cada vez mais como ferramenta educativa dentro das instituições de ensino. O seu uso na educação é recente e acompanha os avanços das tecnologias digitais e de comunicação. A RA é uma tecnologia de realidade mista que integra ambientes reais com objetos virtuais e permite alternar entre espaços físicos e virtuais. Esta ferramenta tem a capacidade de fazer com que os alunos transformem seus ambientes de aprendizagem, isso porque ela permite a imersão, manipulação de conteúdo virtual e objetos por meio de interfaces, o que transforma as experiências de aprendizagem no Ensino de Ciências (EC). O objetivo deste trabalho refletir sobre o uso da Realidade Aumentada no Ensino de Ciências e a formação de professores para de sua utilização como ferramenta de ensino. A RA atrelada a estratégia pedagógicas tem a capacidade de potencializar a motivação e a aprendizagem dos alunos, contribuindo para interação nas atividades, fazendo-as serem mais centradas nos alunos e estimulando a participação da turma.
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