UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Renan Santos Rangel UNIGRANRIO
  • Eline das Flores Victer UNIGRANRIO

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Realidade Aumentada, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Formação Docente

Resumo

A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que vem sendo usada cada vez mais como ferramenta educativa dentro das instituições de ensino. O seu uso na educação é recente e acompanha os avanços das tecnologias digitais e de comunicação. A RA é uma tecnologia de realidade mista que integra ambientes reais com objetos virtuais e permite alternar entre espaços físicos e virtuais. Esta ferramenta tem a capacidade de fazer com que os alunos transformem seus ambientes de aprendizagem, isso porque ela permite a imersão, manipulação de conteúdo virtual e objetos por meio de interfaces, o que transforma as experiências de aprendizagem no Ensino de Ciências (EC). O objetivo deste trabalho refletir sobre o uso da Realidade Aumentada no Ensino de Ciências e a formação de professores para de sua utilização como ferramenta de ensino. A RA atrelada a estratégia pedagógicas tem a capacidade de potencializar a motivação e a aprendizagem dos alunos, contribuindo para interação nas atividades, fazendo-as serem mais centradas nos alunos e estimulando a participação da turma.

Biografia do Autor

Renan Santos Rangel, UNIGRANRIO

Licenciado em Biologia, Mestre em Ensino das Ciências na Educação Básica

Eline das Flores Victer, UNIGRANRIO

Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino das Ciências

Referências

ANDRADE, Geisa Purificação et al. Uso Da Ferramenta De Realidade AumentadaSandbox No Ensino De Geografia: proposta didática para o tratamento do conteúdo formas de relevo. São Paulo: Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 9, n. 17, p. 278-301. 2019

ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v.33, n.3, p. 174-181, set./dez. 2010.

APOLINÁRIO, MG; GIACOMAZZO, GF. Tecnologias digitais na infância: reflexos a partir da percepção das famílias. UNESC. Saberes Pedagógicos, Criciúma, 2019; v. 3, nº 1, p. 179-193.

ARAUJO, Leandro et al. DoctorBio: Um Estudo de Caso sobre a Utilização de Recursos de Realidade Aumentada no Ensino de Ciências Biológicas. Anais do Workshop de Informática na Escola, [S.l.], p. 294-302, out. 2017. ISSN 2316-6541.

FERREIRA, Paulo Henrique da Silva; ZORZAL, Ezequiel Roberto. Aplicação de Realidade Aumentada para Apoiar o Ensino do Sistema Solar. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 1784, out. 2018. ISSN 2316-6533.

DENARDIN, Luciano; MANZANO, Ramón Cid. Desenvolvimento, utilização e avaliação da realidade aumentada em aulas de física. Novas Tecnologias na Educação, CINTED-UFRGS. V 15, n 2, dezembro, 2017.

FERNANDES, Adriana Hoffmann. Narrativa de crianças na sociedade da imagem. Curitiba: Appris, 2019.

FERREIRA, Paulo Henrique da Silva; ZORZAL, Ezequiel Roberto. Aplicação de Realidade Aumentada para Apoiar o Ensino do Sistema Solar. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], p. 1784, out. 2018. ISSN 2316-6533.

FRIEDMANN, A. O desenvolvimento da criança através do brincar. São Paulo: Moderna, 2006

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LIMA, Marcelo Bernardo de; PEREIRA, Larissa Baruque; ALVES E SILVA, Leonardo; MERÍNO, Cristian Gonzalo. Realidade Aumentada no Ensino de Ciências: uma revisão de literatura. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2017. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1497-1.pdf.

LOPES, Luana Monique Delgado et al. Inovações educacionais com o uso da realidade aumentada: uma revisão sistemática. Educação em Revista [online]. 2019, v. 35 [Acessado 3 agosto 2021], e197403.

MANRIQUE-JUAN, C., GROSTIETA-DOMINGUEZ, Z. V. E., ROJAS-RUIZ, R., ALENCASTRE-MIRANDA, M., MUÑOZ-GÓMEZ, L. & SILVA-MUNÕZ, C. (2017). A Portable Augmented-Reality Anatomy Learning System Using a Depth Camera in Real Time. BioOne, v.79, n. 3, p. 176–183.

MÉNDEZ, Juan Manuel Álvarez. A estrutura da avaliação. In: ______. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: Aritmed Editora, 2002.

MENDES, J. M. C. DE M. Aprender Brincando sem medo de ser feliz! Reflexões sobre leitura e escrita na Educação Infantil. Porto Alegre, 2014.

NASCIMENTO, Mari Clair Moro. Avaliação da aprendizagem: repercussões de modelos pedagógicos nas concepções docentes. 2012. Dissertação (Mestrado). 2012, Universidade Estadual de Londrina, Londrina.

NOVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educ. Real., Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019.

OLIVEIRA, L.D.; MANZANO, R.C. Aplicações de realidade aumentada no ensino de Física a partir do software LAYAR. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n.1, p.1-10, 2016.

PERRENOUD, Philippe. A avaliação entre duas lógicas. In: ______. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999, p. 9-23.

RAU, M.C.T.D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. 20 ed. Curitiba. Ibpex, 2007.

ROBERTS, D. A.; BYBEE, R. W. Scientific Literacy, Science Literacy, and Science Education. In Norman G. Lederman, Sandra K. Abell (eds.), Handbook of Research in Science Education, Volume II, Chapter 27, London: Routledge, 2014.

TEIXEIRA, Odete Pacubi BaierlA Ciência, a Natureza da Ciência e o Ensino de Ciências. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2019, v. 25, n. 4, pp. 851-854.

Downloads

Publicado

2025-02-18

Como Citar

Rangel, R. S., & Victer, E. das F. (2025). UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Magistro, 1(29), 67–82. Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/7814

Edição

Seção

Artigos