ECOS DA RETÓRICA MUSICAL BARROCA NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: DO DISCURSO VERBAL À ESCUTA ANALÍTICA
Palavras-chave:
Retórica musical, Música Popular Brasileira, análise musical, tópicas musicais, semiótica da canção.Resumo
Este artigo investiga a possibilidade de aplicação de categorias e dispositivos da retórica musical barroca na análise da música popular brasileira. Para isso, parte-se do contexto histórico da retórica enquanto sistema de construção discursiva, articulando-o à chamada “música poética” e aos tratados musicais dos séculos XVII e XVIII. As pesquisas de Bartel, Buelow, Cano e Harnoncourt fundamentam o resgate dos procedimentos expressivos e composicionais da época, posteriormente vinculados à teoria das tópicas de Ratner. A partir desses referenciais, traçam-se aproximações com estruturas formais, harmônicas e fraseológicas do choro, do samba e da MPB. São também exploradas as contribuições de estudiosos contemporâneos, como Philip Tagg e Luiz Tatit, que associam a produção musical à linguagem e à semiótica, evidenciando os vínculos entre discurso verbal e musical. O artigo propõe, assim, uma escuta crítica orientada por analogias retóricas, recuperando camadas de sentido presentes tanto na tradição erudita quanto na música popular.
Referências
ANDRADE, Mário de. Pequena história da música. São Paulo: Livraria Martins, 1942.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BARENBOIM, Daniel. A música desperta o tempo. São Paulo: Martins Editora, 2009.
BARTEL, Dietrich. Musica poetica: musical-rethorical figures in German Baroque music. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997.
BUELOW, George J. Rhetoric and music. In: The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London: Macmillan Publishers, 1980. v. 15, p. 793–803.
CANO, Rúben López. Música y retórica en el barroco. Barcelona: Amalgama Edicions, 2011.
CARRASQUEIRA, Maria José. O melhor de Pixinguinha: melodias e cifras. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1997.
CASA DO CHORO (Acervo). Disponível em: http://acervo.casadochoro.com.br/Works/index?title=&date_start=&date_end=&artistic_name=Paulinho+da+Viola&arranger=&genre=. Acesso em: 24 nov. 2019.
CHEDIAK, Almir (Prod.). As 101 melhores canções do século XX. Rio de Janeiro: Lumiar, 2011. v. 1.
______. Songbook Noel Rosa. Rio de Janeiro: Lumiar, 1991. v. 1.
______. Songbook Tom Jobim. Rio de Janeiro: Lumiar, 1991. v. 2.
DESCARTES, René. As paixões da alma. In: DESCARTES, René. Os pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons. Tradução de Sergio Tellaroli. São Paulo: Edusp, 2004.
JOBIM, Antonio Carlos. Stone Flower. New York: Corcovado Music Corp., 1970.
KIEFER, Bruno. A modinha e o lundu: duas raízes da música popular brasileira. Porto Alegre: Editora Movimento, 1986.
LEMOS, Maya Suemi. Apostila da disciplina História da música e musicologia: tópicos sobre a música medieval, renascentista e barroca. Rio de Janeiro: Unirio, 2015.
______. Retórica e elaboração musical no período barroco: condições e problemas no uso das categorias da retórica no discurso crítico. Per Musi, Belo Horizonte, n. 17, p. 48–53, 2008.
MOORE, Allan F. Considerando estilo e gênero musicais. Tradução de Martha T. Ulhoa, David Ganc e Mário Sève. Orfeu, Florianópolis: Universidade do Estado de Santa Catarina, v. 10, 2025.
PAULINHO DA VIOLA. Paulinho da Viola. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, [1969]. 1 LP.
PIEDADE, Acácio Tadeu. Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, musicalidade e tópicas. Per Musi, Belo Horizonte: UFMG, n. 23, p. 103–112, 2011.
______. Expressão e sentido na música brasileira: retórica e análise musical. Revista Eletrônica de Musicologia, v. XI, set. 2007.
PIEDADE, Acácio Tadeu; FALQUEIRO, Allan Medeiros. A retórica musical da MPB: uma análise de duas canções brasileiras. Revista da Pesquisa, Santa Catarina: Universidade do Estado de Santa Catarina, v. 2, n. 4, p. 463–471, 2007.
RATNER, Leonard G. Classic music: expression, form and style. New York: Schirmer Books, 1980.
REBOUL, Oliver. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
ROSEN, Charles. The classical style: Haydn, Mozart, Beethoven. New York: W. W. Norton & Company, 1997.
SÈVE, Mário. Quatro rosas: mudanças interpretativas no fraseado de uma valsa brasileira. Debates: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, Rio de Janeiro, n. 14, p. 75–105, jun. 2015.
______. A retórica musical e o choro. Música Popular em Revista, Campinas, ano 6, v. 1, p. 56–91, jan.–jul. 2019a.
______. Os saraus de Paulinho da Viola: choros, valsas e memórias. 2019. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019b.
SÈVE, Mário; SOUZA, Rogério; DININHO. Songbook Choro. Rio de Janeiro: Lumiar; Irmãos Vitale, 2007. v. 1.
SIQUEIRA, Baptista. Três vultos históricos da música brasileira. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 1969.
TAGG, Philip. Análise musical para “não-musos”: a percepção popular como base para a compreensão de estruturas e significados musicais. Tradução de Fausto Borém. Per Musi, Belo Horizonte, n. 23, p. 7–18, 2011.
______. Melody and accompaniment. Encyclopedia of Popular Music of the World (EPMOW), p. 1–24. Disponível em: http://tagg.org/articles/xpdfs/melodaccUS.pdf. Acesso em: 8 maio 2015.
TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.
______. Elementos para análise da canção popular. Cadernos de Semiótica Aplicada, São Paulo: Universidade de São Paulo, v. 1, n. 2, dez. 2003.
ULHÔA, Martha Tupinambá de. Entrevista com Philip Tagg. Debates: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música, Rio de Janeiro, n. 3, p. 81–96, mar. 1999.