O Ensino e a Crítica das Literaturas Africanas no Brasil: um caso de neocolonialidade e enfrentamento

Autores

  • Laura Cavalcante Padilha Universidade Federal Fluminense

Resumo

Na história dos cursos de Letras, no Brasil, os estudos sobre a África e sua produção literária foram sempre colocados à margem e encobertos por um denso manto de silêncio. Tal situação começa a querer reverter-se nos anos setenta, mormente depois das independências dos países então colonizados por Portugal, países estes cuja literatura constitui a área do conhecimento em que mais diretamente atuo. Foi fundamental, em todo esse processo, o papel da Universidade de São Paulo e dos seus pesquisadores pioneiros, como Fernando Mourão e Maria Aparecida Santilli. Por isso, o presente ensaio os homenageia e a eles é dedicado, além, obviamente, da homenagem ao professor Malaca Casteleiro.

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Publicado

2010-08-26

Como Citar

Padilha, L. C. (2010). O Ensino e a Crítica das Literaturas Africanas no Brasil: um caso de neocolonialidade e enfrentamento. Revista Magistro, 1(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/1063

Edição

Seção

Artigos