AS DISCIPLINAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA NO CURRÍCULO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ATUALIDADE: ALGUMAS REFLEXÕES

Autores

  • Marcos Pereira dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE)

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo efetuar algumas reflexões sobre as disciplinas de Língua Estrangeira Moderna no currículo escolar da Educação Básica na atualidade. Para tanto, discorremos inicialmente acerca da inclusão de disciplinas de Língua Estrangeira Moderna no currículo escolar, enquanto modismo pedagógico ou necessidade social; bem como sobre a dicotomia existente entre ensino e ensinagem dessas disciplinas na escola. Em seguida, busca-se tecer alguns apontamentos referentes à aprendizagem de línguas estrangeiras modernas na escola e sobre sua presença na vida e na escola contemporânea como fator de exclusão ou emancipação. Por fim, são apresentados comentários acerca do inglês como língua estrangeira hegemônica em tempos de globalização e algumas conjeturas voltadas à formação inicial e continuada de professores de Língua Estrangeira nos dias atuais. 

 

 

Biografia do Autor

Marcos Pereira dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE)

Doutorando em Educação, linha de pesquisa "Ensino e Aprendizagem", pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor Adjunto do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE), junto a cursos de graduação e pós-graduação lato sensu.

Downloads

Publicado

2012-11-05

Como Citar

Pereira dos Santos, M. (2012). AS DISCIPLINAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA NO CURRÍCULO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ATUALIDADE: ALGUMAS REFLEXÕES. Revista Magistro, 2(6). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/1685

Edição

Seção

Artigos