Ser “docente” Influências na escolha da “profissão”

Autores

  • Edyane Maria de Souza Gonçalves Unitau
  • Andréa Flávia de Brito Gonçalves Unitau
  • Marilene de Oliveira Bertti Unitau
  • Suelene Regina Donola Mendonça Unitau
  • Maria Angela Boccara de Paula Unitau

Resumo

Este estudo tem como objetivo compreender quais foram os “eventos” que influenciaram na escolha da profissão docente de um grupo de mestrandos. Analisar como se deu a escolha e identificação profissional desses mestrandos, tanto para aqueles que se vêem como docente, quanto para os que exercem a profissão, mas não se identificam como profissionais desta área. Esta pesquisa enquadra-se como básica. O resultado desta análise revela que, mesmo pessoas com formações diferentes exercem a profissão docente e se vêem como professores, enquanto outros ocultam esse exercício. Para compreender essas questões, esta pesquisa dispôs do método misto - qualitativa e quantitativa. A pesquisa caracterizou-se como básica e exploratória. Os instrumentos aplicados aos sujeitos estudados foram: a entrevista semiestruturada individualizada, transcrição das entrevistas, tabulação de eventos – em biogramas – e análise destes conteúdos.

Biografia do Autor

Edyane Maria de Souza Gonçalves, Unitau

Licenciada em Letras, Mestranda em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais, Universidade de Taubaté/ UNITAU. Taubaté (SP).

Andréa Flávia de Brito Gonçalves, Unitau

Pedagoga, Mestranda em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais, Universidade de Taubaté/ UNITAU. Taubaté (SP). 

Marilene de Oliveira Bertti, Unitau

Pedagoga, Mestranda em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais, Universidade de Taubaté/UNITAU. Taubaté (SP). 

Suelene Regina Donola Mendonça, Unitau

Pedagoga, Doutora em Educação, Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais, Universidade de Taubaté/UNITAU. Taubaté (SP).

Maria Angela Boccara de Paula, Unitau

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais, Universidade de Taubaté/UNITAU. Taubaté (SP).

Downloads

Publicado

2014-05-13

Como Citar

Souza Gonçalves, E. M. de, Brito Gonçalves, A. F. de, Oliveira Bertti, M. de, Mendonça, S. R. D., & Boccara de Paula, M. A. (2014). Ser “docente” Influências na escolha da “profissão”. Revista Magistro, 1(9). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/2186

Edição

Seção

Artigos