AS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA SUBJACENTES ÀS ATIVIDADES DE LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Carla de Aquino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

Resumo

A leitura no ambiente escolar é tema de interesse de professores e pesquisadores na área de educação. Muito se tem avançado na discussão das metodologias de ensino da leitura. Este trabalho é o resultado de uma análise de material didático investigando concepções de linguagem em atividades de leitura propostas pelos mesmos. O objetivo foi caracterizar as atividades em questão em três subgrupos: aquelas que visam a compreensão das ideias do autor; aquelas que são apenas pretexto para o estudo (muitas vezes descontextualizado) da língua como estrutura, sem relação com seu uso; e aquelas que estão de acordo com uma visão interacionista de linguagem, como proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o trabalho com Linguagem e Línguas. Esses três subgrupos caracterizam as concepções de linguagem como expressão do pensamento, como instrumento e como processo de interação, respectivamente. Após análise de atividades de uma série de livros disponibilizada pelo Programa Nacional do Livro Didático para escolas públicas, verificou-se que as atividades estão em consonância com os objetivos presentes nos PCNs e com a visão Bakhtiniana (interacionista) de linguagem, com raras exceções.

Biografia do Autor

Carla de Aquino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014), investigou os processos de silabificação e acentuação no Português, além da interação fonologia/morfologia. Possui Licenciatura em Letras português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), Mestrado em Letras (Linguística Aplicada) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010), Especialização em Estudos Avançados da Língua Inglesa (2007) e em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (2015). Seus interesses compreendem a Linguística Teórica assim como o processo de aquisição de língua estrangeira e materna.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Aquino, C. de. (2017). AS CONCEPÇÕES DE LÍNGUA SUBJACENTES ÀS ATIVIDADES DE LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS. Revista Magistro, 1(15). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/3057

Edição

Seção

Artigos