AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA BIOGRÁFICA NARRATIVA PARA A COMPREENSÃO DAS TRAJETÓRIAS DOCENTES
Resumo
RESUMO
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de Mestrado que tem como objetivo compreender como os acontecimentos e incidentes críticos interferem nas trajetórias docentes de professores da Educação Infantil em fase inicial, mais experiente e final da carreira, bem como os fatos marcantes que caracterizam o exercício profissional de 11 professores os quais atuam nessa fase da escolarização. Para melhor compreensão do que foi proposto como objetivo, optou-se pela utilização de uma metodologia que valorizasse as histórias de vida desses professores e propiciasse melhor entendimento sobre formação docente. O biograma foi o instrumento utilizado para identificar os acontecimentos marcantes. A pesquisa teve abordagem qualitativa e fez uso do método biográfico-narrativo, o qual possibilitou a compreensão dos modos pelos quais os professores dão sentido ao seu trabalho e atuam em seus contextos profissionais. Para a coleta de dados em um município do Vale do Paraíba Paulista, foi enviado aos professores da rede municipal um questionário, o qual permitiu traçar o perfil docente. Foram também realizadas entrevistas biográficas, cujos dados e informações foram, após a transcrição, organizados em biogramas. Em seguida, procedeu-se à sobreposição dos biogramas, o que permitiu identificar os momentos que compõem o ciclo de vida profissional desses professores de Educação Infantil, marcado pelos acontecimentos críticos, os quais impactam e influenciam os rumos de suas trajetórias profissionais. Foi possível compreender através das sobreposições dos biogramas que acontecimentos similares marcam a trajetória docente nos diferentes grupos geracionais contribuindo para a formação da identidade profissional.
Palavra-chave: Pesquisa Biográfica Narrativa. Biograma. Trajetória Docente.