ESCRITA CRIATIVA DO CONTO ENTRE O AMOR E A DOR DE TOMÉ CAITANO: UM INSTRUMENTO DE DENÚNCIA À HOMOFOBIA

Autores

Resumo

Este artigo retrata sobre uma temática recorrente na sociedade, a homofobia, e tem como objeto de análise o conto Entre o amor e a dor, fruto da Escrita Criativa de Tomé Caitano, que narra a questão do amor homoafeativo e da homofobia. O Grupo Gay da Bahia (GGB) contabiliza números elevados de vítimas de LGBTfobia, o que coloca o Brasil como campeão mundial de casos LGBTfóbicos. Diante desses registros, percebe-se a necessidade de criar meios que denunciem esses atos violentos, sendo assim, esta pesquisa tem como principal objetivo denunciar homofobia no Brasil, utilizando como ferramenta a Escrita Criativa, e para isso, foi criado o conto Entre o amor e a dor, baseando-se nos princípios metodológicos sugeridos por Gotlib (1991) e Kiefer (2004).  A partir da criação do conto, buscou-se extrair trechos deste, nos quais são demonstrados os impactos causados pela homofobia e analisá-los pelo viés da Teoria Queer, que se apoiou em Jagose (1996), Salih (2017), Sedgwick (2007) e Silva, Silveira e Costa (2016). Por fim, esta análise foi contrastada com a homofobia existente no Brasil, que nos direciona ao entendimento de que a homofobia resiste na nossa sociedade, se apresentando em diferentes formas de repressão e, além disso, esta pesquisa nos revela que a Escrita Criativa pode ser utilizada como instrumento de denúncia às diversas formas de preconceito, pois, de certo modo, leva os leitores a refletirem sobre determinadas problemáticas sociais, como no caso desta pesquisa, a homofobia. 

Biografia do Autor

Tome Fernandes Caitano, Universidade Federal do Amazonas

Graduando em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM. Atualmente, realiza pesquisa voltada para a área da Escrita Criativa e Teoria Queer no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.

Mariana Rissi Azevedo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Obteve Licenciatura em Letras, inglês/português, pela União das Escolas do Grupo FAIMI de Educação (2006). Possui Especialização em Estudos Avançados em Língua Inglesa e Literatura de Língua Inglesa (pós graduação lato sensu) pela Universidade Estadual Paulista (2012). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Letras no IBILCE, câmpus de São José do Rio Preto da UNESP (2015). Em 2014 ingressou na Universidade Federal do Amazonas para lecionar Língua Inglesa e Literatura de Língua Inglesa e realizou pesquisas em obras literárias pelo viés da Crítica Feminista, Teoria Queer e da Crítica Psicanalítica, além de trabalhos de pesquisa e extensão em Escrita Criativa. Atualmente leciona como professora efetiva com dedicação exclusiva na Universidade Federal do Triângulo Mineiro atuando nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Metodologia.

Downloads

Publicado

2021-10-01

Como Citar

Fernandes Caitano, T., & Rissi Azevedo, M. (2021). ESCRITA CRIATIVA DO CONTO ENTRE O AMOR E A DOR DE TOMÉ CAITANO: UM INSTRUMENTO DE DENÚNCIA À HOMOFOBIA. Revista Magistro, 1(23). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/6665

Edição

Seção

Artigos