Organizações Indígenas: força política dos povos indígenas

Autores

Resumo

A mobilização/articulação dos povos indígenas é tão antigo quanto sua própria história. As Organizações Indígenas dá maior visibilidade social e políticas aos vários povos indígenas no Brasil. As conquistas que as Organizações Indígenas protagonizam são vitórias para os povos indígenas em geral, uma vez que há um estigma de exclusão, massacre e preconceito em cima desses povos no Brasil. O presente artigo tem por objetivo refletir sobre organizações indígenas, sua importância e contribuição para os povos indígenas, constituindo um marco histórico no Brasil e um avanço cultural no processo identitária dos povos indígenas em São Gabriel da Cachoeira, passando pela co-oficialização de línguas indígenas. Utilizamos para um aprofundamento teórico autores indígenas e não-indígenas, como Luciano (2006), Pankararu (2019), Almeida (2013) entre outros. A metodologia se fundamenta na abordagem qualitativa, utilizando a pesquisa bibliográfica para a realização de nossa pesquisa, apontando como resultados para o reconhecimento da língua indígena como um fator importante no processo de revitalização cultural dos povos indígenas de São Gabriel da Cachoeira/AM.

Biografia do Autor

Manoel Inácio de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Ciências Humanas pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade do Estado do Amazonas-UEA.  Graduado em Filosofia (Licenciatura) pela Faculdade Católica de Rondônia-2011.

Downloads

Publicado

2023-05-07

Como Citar

de Oliveira, M. I. (2023). Organizações Indígenas: força política dos povos indígenas. Revista Magistro, 2(26). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/magistro/article/view/7653

Edição

Seção

Artigos